Prazo para cumprimento de pontuação do programa EPC termina no dia 31 de dezembro

Prazo para cumprimento de pontuação do programa EPC termina no dia 31 de dezembro

2 minutos de leitura

O prazo para finalizar as atividades que contam pontos para o programa de Educação Profissional Continuada (EPC) termina no dia 31 de dezembro. Para quem ainda não cumpriu a pontuação necessária, uma boa opção são os cursos EaD, que podem ser feitos a qualquer hora e lugar. Continue lendo este texto para saber mais.

EPC

O programa EPC foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com o objetivo de garantir que os contadores se mantenham atualizados por meio de cursos, palestras, seminários, convenções, treinamentos entre outras atividades.

De acordo com a Norma NBC PA 12 (R1), devem cumprir o programa EPC os contadores com registro ativo inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), exercendo, ou não, a atividade de auditoria independente.

Também devem cumprir o programa os profissionais registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), inclusive sócios, exercendo, ou não, atividade de auditoria independente, responsáveis técnicos e demais profissionais que exerçam cargos de direção ou gerência técnica nas firmas de auditoria registradas na CVM.

Ainda entre os que estão obrigados, a Norma cita contadores que exercem atividades de auditoria independente nas instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), além daqueles que exercem atividades de auditoria independente nas sociedades seguradoras e de capitalização e nas entidades abertas de previdência complementar reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Pontuação

A cada ano é necessário que o profissional atinja, pelo menos, 40 pontos até 31 de dezembro. Desses, 20% devem obrigatoriamente ser adquiridos por meio de atividades de aquisição do conhecimento como cursos, por exemplo.

O dia 31 de janeiro de cada ano é a data final para a comprovação do cumprimento da pontuação mínima exigida pelo programa EPC.

Quem não cumprir as 40 horas anuais poderá sofrer penalizações como processo administrativo no âmbito do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de seu registro e a perda do registro no CNAI.

Ensino a distância (EaD)

Os cursos EaD podem ser uma boa opção para os interessados em cumprir as horas exigidas pelo programa. Para quem ainda não alcançou a pontuação necessária, essa modalidade pode ser a solução.

A BLB Brasil Escola de Negócios oferece cursos EaD que pontuam no programa EPC. Uma excelente opção para garantir 32 pontos é o curso Ativo Biológico e Contabilidade Rural (CPC 29 e IAS 41).

Então é só montar uma programação de estudos e terminar o curso até 31 de dezembro para dar tempo de ficar em dia com as obrigações do programa EPC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *