Quais os princípios de governança corporativa que as empresas devem seguir?

Quais os princípios de governança corporativa que as empresas devem seguir?

2 minutos de leitura

Divergências de interesses. Foi em meio a esse contexto comum vivido pelas empresas que surgiram os princípios de governança corporativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), nesse sistema as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Tudo isso envolvendo sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e outras partes interessadas.

Princípios de governança corporativa

Os princípios de governança corporativa alinham interesses e têm o objetivo de preservar e otimizar o valor da organização, principalmente a longo prazo. Isso faz com que o acesso da organização a recursos seja facilitado e contribui para a qualidade da gestão, proporcionando a longevidade da empresa e o bem comum.

A governança corporativa coloca ordem na casa e é essencial desde o início. Empresas que já adotam os princípios do sistema têm mais credibilidade perante investidores.

Mas quais são os princípios de governança corporativa? Confira abaixo.

Transparência

Esse princípio consiste em disponibilizar as informações que sejam de interesse das partes interessadas e não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos. As informações não devem restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas sim contemplar também outros fatores que norteiam a ação gerencial e que podem preservar e otimizar o valor da empresa.

Equidade

É caracterizada pelo tratamento justo de todos os sócios e stakeholders. Deve levar em consideração direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de contas

A prestação de contas deve ser feita pelos agentes de governança de forma clara, concisa e compreensível. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuar com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Responsabilidade corporativa

O objetivo desse princípio é fazer com que os agentes de governança zelem pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Isso deve ocorrer por meio da redução das externalidades negativas de seus negócios e operações, e do aumento das externalidades positivas. É necessário levar em consideração os capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental etc) no curto, médio e longo prazos.

A importância dos princípios de governança corporativa

Os princípios de governança corporativa devem ser seguidos pelas empresas para aumentar as chances de sobrevivência e a eficiência administrativa. Organizações que optam por estruturar esse sistema são mais bem vistas no mercado, já que demonstram mais transparência, contam com mecanismos internos de conflitos, acompanham as tendências e mantêm um controle mais efetivo de suas equipes e funcionários.

Portanto, se você quer que sua empresa seja mais estruturada e estabelecida no mercado, já comece a adotar os princípios básicos de governança corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *