Programa de trainee: primeiros passos para o sucesso profissional

Programa de trainee: primeiros passos para o sucesso profissional

3 minutos de leitura

É possível observar nos últimos anos, que, cada vez mais, jovens universitários e recém-formados optam por iniciar a carreira como trainee. Um programa de trainee é uma inserção no mercado profissional, formação de talentos e desenvolvimento de líderes e gestores. Anualmente, essa história se repete, e cada vez mais a concorrência saudável do mercado de trabalho aumenta estimulando ainda mais o programa de trainee.

Programa de trainee para auditoria

O programa de trainee para auditoria tem demonstrado ser um método eficaz na formação de gestores. O treinando ou trainee é avaliado e acompanhado por profissionais da empresa de forma contínua para medir sua performance em todos os processos do programa e sempre auxiliá-lo, caso necessário. O treinando vivencia condições reais de trabalho. Sempre supervisionado por profissionais da empresa que medem sua desenvoltura diante de situações peculiares do trabalho realizado em campo. Dessa maneira, a empresa terá condições de desenvolver as competências profissionais necessárias imprescindíveis para um gestor de sucesso que ocupe uma posição em seu negócio.

Esses fatos agregam valor ao papel do auditor, pois é um profissional que deve buscar melhoria contínua em relação às técnicas de auditoria, novos conhecimentos e tecnologias relacionadas à área para fortalecer e enriquecer cada vez mais seu potencial profissional.

Primeiros passos

O local onde o profissional dará os primeiros passos em sua carreira pesa nos traços que sua trajetória futura terá, já que é essa empresa ou local que moldará e dará continuidade na formação desse profissional. De acordo com estudos, um ambiente de trabalho motivador é um dos fatores decisivos para o sucesso de um profissional.

Devemos ser realistas quando tratamos de um trainee de auditoria. Ele enfrentará longas jornadas de trabalho, passará pelos inventários em seus períodos determinados, e possíveis deslocamento de regiões ou estados. No entanto, todas essas experiências agregarão para sua formação profissional. O futuro profissional conhecerá e entenderá desde o início do processo admissional de colaboradores. Por exemplo, ao custo da mercadoria vendida dos mais diversificados tipos de empresas e segmentos.

Dessa forma, o programa de trainee se justifica também por priorizar dados e informações que assumem importância necessária à qualificação profissional do auditor e sua inserção no mercado de trabalho. Juntamente com a contribuição da empresa no desenvolvimento das competências fundamentais do profissional.

Carreira em auditoria

A carreira de auditor é um processo contínuo. Os profissionais demoram cerca de 10 anos para conquistarem cargos sêniores e atingir o patamar de sócio de uma empresa. A cada degrau o nível de benefícios e salários aumenta assim como a responsabilidade.

Nesse contexto, é de extrema importância que as organizações sejam capazes de definirem e monitorar de perto as métricas desse processo de desenvolvimento profissional.

É com esse propósito que a BLB Brasil constrói suas relações e forma seus futuros profissionais: potencializando pessoas e resultados.

Henrique Martins Galvani
Trainee de Auditoria Contábil
BLB Brasil Auditores e Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *