Saiba o que é um curso e-Learning

Saiba o que é um curso e-Learning

6 minutos de leitura

Antes da internet, o aluno que optasse pelo ensino a distância (EaD) teria à disposição uma série de apostilas e um punhado de fitas VHS. Tudo enviado pelo correio, é claro. Hoje, um curso e-Learning, com seu ambiente virtual e transmissão de aulas pelo computador, era coisa de filme de ficção científica ou de gente maluca.

Pois bem, o passar do tempo mudou o jogo. Hoje em dia, até mesmo o mundo corporativo se rendeu ao ensino eletrônico. O e-Learning se tornou uma solução para empresas que precisam capacitar seus colaboradores, reduzindo custos e tornando o estudo mais adequado às necessidades do negócio.

Por isso, diretores, gerentes e demais profissionais buscam frequentemente informações a respeito desse tipo de curso. E quase sempre trazem muitas dúvidas na bagagem.

Se esse é o seu caso, hoje é seu dia de sorte! Continue a leitura e saiba tudo sobre cursos e-Learning!

O que é um curso e-Learning?

Curso e-Learning é a modalidade de EaD na qual o aluno recebe conteúdo por meio eletrônico. Geralmente é disponibilizado em um site que dá acesso a materiais de leitura, aulas gravadas e ao vivo, fóruns de discussão, métodos de avaliação etc.

Tal sentido pode ser extraído da própria palavra “e-Learning”, criada a partir da junção dos vocábulos ingleses electronic (eletrônico) e learning (aprendizagem). Lembrando sempre que, em inglês, o adjetivo geralmente é colocado antes do substantivo (logo, “aprendizagem eletrônica”).

Sendo assim, o ensino seguiu o caminho de outros tantos serviços, que passaram a ter suas versões no meio digital. Atualmente, recebemos a correspondência por e-mail, compramos em e-Commerces, lemos e-Books e praticamos e-Sports. A internet transformou nossos hábitos e costumes. O estudo apenas seguiu essa tendência.

Contudo, para que você compreenda muito bem o que é um curso e-Learning, são necessárias algumas explicações sobre o ambiente virtual de aprendizado .

O que é um ambiente virtual de aprendizagem?

A palavra “ambiente” está geralmente associada a certos conjuntos de condições e circunstâncias. Nesse sentido é que falamos em ambientes perigosos, agradáveis, limpos ou elegantes, por exemplo.

Com efeito, não é muito difícil compreender que um ambiente de aprendizagem é um local que reúne condições para aquisição de conhecimento. Todavia, isso não cria nenhuma diferença relevante entre o estudo em sala de aula e um curso e-Learning.

Acontece que, enquanto uma biblioteca é um local de estudo onde podemos ir fisicamente, um ambiente virtual não está exatamente em lugar nenhum. Há, de fato, um servidor que armazena as informações. Contudo nem o mais desavisado dos alunos iria até sua sede para assistir aulas.

Logo, o segredo está na palavra “virtual”. Em um curso e-Learning, aulas, apostilas e outros conteúdos podem ser encontrados na internet. O aluno não se dirige à instituição de ensino. Ele apenas acessa informações pelo computador.

O conjunto dessas informações disponibilizadas em um site é o que chamamos de ambiente virtual de aprendizagem. Essa é a principal diferença entre um curso e-Learning e outras modalidades de EaD (curso por correspondência, por exemplo).

Dito isso, agora você deve estar se perguntando o que esse tal EaD tem a ver com e-Learning. A resposta está a seguir.

Qual a relação entre EaD e e-Learning?

No Brasil, os cursos oferecidos em ambiente virtual costumam ser chamados de EaD. Contudo, tal definição é um pouco imprecisa.

Assim como o termo “animal” comporta várias espécies (cães, gatos, papagaios e afins), a expressão EaD pode se referir a cursos por correspondência, telecursos e tantos outros.

Logo, um curso e-Learning é apenas um dos muitos tipos de EaD, os quais estão relacionados em razão da separação física entre professor e aluno.

Nesse caso, a questão agora é saber quais as vantagens do e-Learning. Por que ele seria uma excelente opção para continuar seus estudos?

Quais as vantagens de um curso e-Learning?

Sempre que alguém escolhe o ensino presencial, surgem algumas dificuldades:

  • O custo desse tipo de estudo geralmente é inflado por fatores como deslocamentos, material didático etc.
  • Quase sempre, precisamos conciliar os horários pouco flexíveis do curso com trabalho e questões familiares.
  • Nem sempre as reposições de aula estão disponíveis, de modo que um eventual imprevisto pode significar a perda de um conteúdo precioso.
  • O aluno é quem deve se adaptar ao ritmo do professor.

Sendo assim, os principais benefícios de um curso e-Learning são a redução de custos e a adequação às necessidades dos alunos.

Essa modalidade de ensino permite ao estudante aprender no seu próprio ritmo, no local em que se sentir mais confortável. E isso pode ser feito a qualquer hora do dia, uma vez que tudo é acessado na tela do computador.

Até mesmo os cursos que utilizam transmissão ao vivo mantêm o conteúdo gravado para aqueles que tiveram problemas e não puderam assistir no horário.

Por outro lado, a economia não se limita a questões relacionadas ao deslocamento, como alimentação e transporte. A própria mensalidade do curso e-Learning costuma ser mais acessível que a dos cursos presenciais.

Por fim, vale ressaltar que os certificados dos cursos presenciais e e-Learning são igualmente válidos.

Onde fazer um curso e-Learning?

Muitas instituições de ensino oferecem cursos e-Learning. Porém, nem sempre os assuntos abordados estão relacionados ao dia a dia do profissional de contabilidade. Na maioria dos casos, as escolas profissionalizantes ofertam cursos mais próximos do público geral, como inglês, informática, administração etc.

Por isso, ao procurarmos um curso adequado às nossas necessidades profissionais, especialmente um tema específico da área, precisamos ter foco nas escolas e instituições de ensino que tenham algum vínculo com o nosso setor de atuação.

Ora, as chances de uma instituição ligada ao setor de contabilidade fornecer conteúdos adequados são muito grandes. Principalmente por conhecer os novos padrões internacionais de contabilidade, as mais recentes exigências fiscais e demais mudanças na área contábil.

Por outro lado, uma instituição com pouca expertise terá dificuldades em fornecer um ensino do mesmo nível.

Sendo assim, que tal contar com os cursos de uma escola reconhecida por grandes instituições financeiras?

Instituição reconhecida

A BLB Brasil é um dos maiores nomes da auditoria nacional. A empresa atua nas áreas de auditoria independente, consultoria tributária, societária e patrimonial, e gestão e finanças, com clientes que incluem mais de 100 grupos empresariais, em 40 segmentos.

Essa empresa especializada criou a BLB Brasil Escola de Negócios, que oferece cursos com foco nos principais assuntos da área contábil, gestão e finanças.

Tais cursos são disponibilizados por meio de uma plataforma e-Learning, ambiente virtual que pode ser acessado do seu computador, tendo preços bastante acessíveis.

Logo, são uma ótima opção para quem está buscando uma atualização ou quer retomar os estudos. Isso porque o curso e-Learning permite que você estude no seu próprio ritmo, conhecendo e se familiarizando aos poucos com os novos assuntos.

Se esse é o seu caso, faça uma visita à página da BLB Brasil Escola de Negócios e descubra as melhores opções de curso e-Learning na área contábil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *