Sentimento de dono (Ownership) na cultura empresarial

Sentimento de dono (Ownership) na cultura empresarial

3 minutos de leitura

Empresas de diferentes segmentos e tamanhos, com uma cultura empresarial bem definida, notadamente dão grande valor ao comportamento dos funcionários. Sejam eles de qualquer nível hierárquico, que tratem o trabalho como se fosse seu próprio negócio, que possuam um sentimento de dono.

Cada empresa possui uma rede de interconexões muito característica. A qual liga pontos físicos de sua estrutura, como sua localização e sua tecnologia de produção, até pontos intangíveis, como a visão e a missão que a empresa se propõe, a imagem que seus funcionários e clientes fazem dela, suas relações com stakeholders entre outros. Essa rede é o que chamamos de cultura empresarial.

Para Roberto Setubal, atual presidente do Banco Itaú, a cultura empresarial é algo importantíssimo e para a qual não se dá o devido valor no Brasil. Essa cultura empresarial é traduzida com sucesso pela tríade Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Desempenhada por meio da cultura corporativa desenvolvida desde os tempos do Banco Garantia. Um dos elementos mais importantes e que teve o maior impacto no sucesso de empresas como AB InBev, Burger King, Heinz, é a cultura de ownership.

O que é o sentimento de dono?

Ownership é uma palavra em inglês que significa estado ou ato de ter posse sobre alguma coisa. É sinônimo de propriedade, posse ou domínio. Segundo Telles: “A gente quer que todo mundo se sinta dono, nos mais diferentes níveis. Dono por ser o dono daquela máquina. Dono daquela área financeira. Daquele projeto. E dono da empresa também, através da sociedade. Nossa característica mais importante é uma busca incessante pelas pessoas que funcionam bem nesse ambiente. Nossa cultura é de alta performance e de alta demanda. Porque dono é dono!”

Prezando esse sentimento, as organizações tentam maximizar a dedicação dos colaboradores, alinhando os interesses e facilitando a coordenação das atividades. Todavia, o que parece evidente nos manuais de gestão de pessoas, na prática é um imenso desafio. Um dos principais motivos dessa dificuldade parte de quem é responsável pela difusão dessa cultura. O que é lugar-comum no discurso de diretores e gerentes, muitas vezes é inexistente ou de pouca aplicabilidade nas suas atitudes e decisões cotidianas.

O sentimento e os gestores

De forma involuntária ou deliberada, muitos gestores tomam decisões com um “cérebro pré-histórico”. As decisões são baseadas priorizando interesses individuais ou de seus pares. Com os quais têm maior intimidade, semelhança, familiaridade e certo conforto de relacionamento. Segundo Claudio Fernández-Aráoz, membro do conselho da Egon Zehnder, empresa de recrutamento de altos executivos, palestrante na escola de negócios de Harvard e pesquisador. Minando assim qualquer esforço de implantação do sentimento de dono.

Nesses casos, não há cultura empresarial bem elaborada ou Consultoria de Gestão que resolva. O exemplo e a prática dos administradores da empresa falam mais alto e tendem a ser reproduzidos por todos os níveis hierárquicos.

Se o empresário de qualquer organização quiser disseminar o saudável sentimento de dono, precisa antes convencer a si mesmo e vigiar suas atitudes permanentemente. Já que devem ser coerentes com os objetivos traçados pela empresa. Caso escolha manter sua agenda própria em primeiro lugar, pode esquecer o belo discurso, pois ele não será posto em prática. Sua utilização acabará parecendo falsa e irá desgastá-lo.

Para o verdadeiro executivo ou gestor da empresa, fica o desafio de valorizar os colaboradores que incorporam o ownership. Atuando no interesse da corporação e difundindo esse comportamento. A negligência com a cultura empresarial em detrimento as escolhas pessoais, como a prática das agendas próprias, significa abrir mão de crescimento e retorno. Eventualmente, do futuro do negócio.

Yuri Areco
Divisão de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

  1. Adorei aprender sobre o sentimento de dono. Esse artigo foi super útil para a elaboração mais definida de uma atividade interdisciplinar que estou realizando em meu curso de Gestão de Recursos Humanos. Muito obrigada Sr. Yuri Areco por me proporcionar esse momento de sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *