6 sites e portais que todo contador deve conhecer

6 sites e portais que todo contador deve conhecer

6 minutos de leitura

A profissão de contador passou por grandes mudanças nos últimos anos no Brasil, e essa transformação é vista de forma positiva. Os contadores precisam reciclar seus conhecimentos com frequência, pois só assim conseguem manter uma boa colocação no mercado perante a concorrência.

Atualização é fundamental para o profissional que pretende alcançar uma posição de responsabilidade no meio corporativo, que a cada dia é mais disputado e requer conhecimentos específicos sobre a contabilidade brasileira. Os profissionais que buscam ir além do que é ensinado nos cursos universitários mostram seu interesse pela profissão e conseguem alcançar novas oportunidades na carreira.

Neste post, você vai saber quais são os seis melhores sites para contadores acompanharem, além de conhecer um pouco mais sobre a visão do mercado da contabilidade apresentada nesses portais. Acompanhe o texto!

Os melhores portais de notícias da área contábil

Acompanhar as novidades da área contábil por meio de veículos de comunicação especializados é importante para o bom andamento do trabalho no dia a dia e para trocar informações com gestores durante o expediente — o networking também é uma ferramenta poderosa para o profissional que deseja alcançar objetivos concretos na carreira.

Sendo assim, listamos, a seguir, alguns dos principais meios de comunicação no ramo empresarial, contábil e tributário.

1. Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O site do CFC reúne as principais notícias do universo contábil. A instituição é uma autarquia especial corporativa, que comunica os contadores sobre palestras, eventos e conta com uma agência de notícias com informativos sobre as principais atualizações do setor de contabilidade.

O CFC tem uma visão de mercado atual e disponibiliza em seu site informações úteis, que ajudam o contador em uma atualização rápida. Além disso, ele é importante pelas palestras disponibilizadas virtualmente, que ajudam na formação de um contador, e por abordarem temas com informações relevantes. É um site confiável e de autoridade na área contábil.

2. Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon)

Esse instituto foi criado em 1971, com o objetivo de unir duas empresas de contadores que, na época, trabalhavam de forma independente, o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (IBAI).

O portal do Ibracon é um meio de informação atual e bem organizado, voltado para profissionais que buscam notícias rápidas e que auxiliam na formação profissional. O site ainda disponibiliza para os associados a Revista Transparência, que é uma exclusividade do instituto.

3. Contábeis: o portal da profissão contábil

Criado em 1999, o site Contábeis reúne as principais notícias do setor tributário, econômico e empresarial (que engloba também a contabilidade). Tem uma ferramenta interessante que é o fórum de debates para contadores, no qual os profissionais podem criar networking e conversar sobre os principais assuntos da área — esse espaço virtual é considerado um dos melhores fóruns do setor.

O portal também disponibiliza assuntos importantíssimos sobre o universo contábil, o que o torna uma ótima fonte de notícias para consultas rápidas e diárias.

4. Portal da Classe Contábil

No ar há mais de uma década, o Portal da Classe Contábil é conhecido como uma das melhores fontes de informação sobre o universo da contabilidade no Brasil.

Os moderadores da página cedem espaço para publicação de artigos que abordam assuntos relacionados à área e oferecem a chance para contadores se candidatarem e terem a oportunidade de trabalhar como consultores no próprio portal.

Leia também -  Como diferenciar Ativo Imobilizado de Propriedade para Investimento

Os cursos e artigos que o Portal da Classe Contábil disponibiliza ajudam na atualização profissional, trazendo clareza nas informações e eliminando dúvidas recorrentes relacionadas ao dia a dia de trabalho e ao ambiente corporativo.

5. Conselhos Regionais de Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade foi criado com o intuito de regulamentar a profissão de contador. Com sede em Brasília e presente em todos os estados da federação, como o CRC SP para contadores do estado de São Paulo, fiscaliza e desenvolve atividades para a valorização da profissão contábil.

O CRC do seu estado promove o cronograma de atividades e educação continuada para a classe contábil em parcerias com instituições de ensino, proporcionando descontos em universidades que oferecem cursos de contabilidade (graduação e pós-graduação, por exemplo).

Portanto, é uma ótima opção de consulta para você se manter atualizado diariamente nos assuntos pertinentes ao ramo contábil e fazer networking, já que o CRC faz convenções regionais e estaduais para promover o encontro de profissionais da área.

6. Comitê de Pronunciamento Contábil

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é uma entidade autônoma que disponibiliza notícias para o profissional acompanhar a evolução das normas internacionais de contabilidade.

O site funciona como uma forma de união de diversas entidades, com o objetivo de suprir as necessidades de convergência internacional das normas contábeis, centralizar a emissão das normas da contabilidade no Brasil e representar o processo democrático na produção de informações do setor contábil.

Assim sendo, é uma fonte de informações sobre os pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações das normas internacionais do setor.

A importância dos sites para contadores

A profissão de contador tem como natureza o desafio. Afinal, trabalhar com a parte financeira e pessoal de uma empresa é sempre uma tarefa de alta responsabilidade e que exige um alto nível de conhecimento e clareza na análise de dados.

Estar atualizado com as legislações e novidades do setor contábil é essencial para o bom desempenho da atividade e traz benefícios para a carreira, afinal, conhecimento é sempre bem-vindo e faz uma grande diferença na troca de informações com os colegas de profissão.

Sendo assim, ter boas alternativas de comunicação, como as opções que listamos neste post, são fundamentais para o profissional. Ao acompanhar fontes de notícias sobre o setor em que trabalha, você terá melhores dados/informações para levar em reuniões com gestores, conversar com os colegas de profissão e também para avaliar o próprio desempenho como profissional.

Os portais que sugerimos aqui são apenas seis das muitas opções de sites para contadores que existem na Internet atualmente. Pesquise por boas referências, peça a opinião de outros profissionais e mantenha-se sempre focado em oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que essas sugestões possam ser realmente úteis para o seu trabalho. Se você gostou do texto, o que acha de compartilhá-lo em suas redes sociais? Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *