Como desenvolver a sucessão para a continuidade dos negócios?

Como desenvolver a sucessão para a continuidade dos negócios?

5 minutos de leitura

No universo corporativo, uma história de se admirar é aquela da empresa sólida e centenária, que começou pequena com o avô, se expandiu e já está em sua terceira geração. Situações assim não acontecem por mero acaso ou sorte. A perpetuação de uma empresa e do seu legado depende muito do seu processo de sucessão.

Um tema ainda delicado entre os empresários, a sucessão deveria ser um assunto discutido abertamente nas empresas, sejam elas familiares ou não. Isso porque a falta de um planejamento sucessório está entre os principais motivos de mortalidade dos negócios. Para saber outras causas, leia o artigo 3 causas que podem matar sua empresa.

Programar a sucessão é um processo em longo prazo que traz vantagens que vão desde a diminuição de atritos familiares até a escolha correta do sucessor. Neste artigo, você vai conhecer as questões que envolvem o processo sucessório e como ele deve ser realizado para que sua empresa permaneça saudável para alcançar a secularidade.

O que é a Sucessão Empresarial?

A Sucessão Empresarial é quando o capital e o poder de uma empresa que era exercido por uma pessoa são transferidos para outra. Ela pode ocorrer em forma de herança de um membro da família, por invalidez e morte. Pode acontecer também quando um sócio ou alguém adquire a empresa.

Tipos de sucessão empresarial

O processo sucessório deve ser empregado em qualquer formato empresarial. Por conta disso, existem alguns modelos distintos de Sucessão Empresarial, e para cada um deles existe também uma estratégia específica:
Sucessão Trabalhista: nessa situação, o sucessor recebe as empresas do antigo dono, assumindo as obrigações trabalhistas do negócio. Assim, durante a troca de comando da empresa, seus colaboradores terão seus direitos garantidos.
Aquisição de Fundo de Comércio: nesse caso, quando uma pessoa adquire um ponto comercial, esse comprador contrai também além do bem, as atividades e dívidas do antecessor.
Sucessão Familiar: é a modalidade mais comum. Quando o Processo Sucessório é realizado entre pessoas da mesma família. O sucessor pode ser um filho, neto ou até mesmo outro familiar do proprietário. Ele irá herdar não somente o lucro, mas também as funções dentro da empresa.

Como planejar com antecedência a sucessão?

Divulgar uma troca de diretores de um dia para o outro, ou sem o estudo necessário, pode causar vários problemas para a imagem da empresa.

O Planejamento Sucessório deve ser gerenciado pela diretoria considerando todas as questões e desafios que a nova gestão irá enfrentar, pois envolve vários méritos que devem ser preservados. Principalmente nas empresas familiares que muitas vezes as questões pessoais são levadas em consideração e podem dificultar esse processo.

É importante garantir que a mudança da gestão seja realizada de forma segura tanto para a administração atual como para o sucessor. Essa segurança deve ser sentida também pelos colaboradores que passarão a ter um novo líder.

Outro ponto a ser considerado no planejamento é reforçar a marca, os valores e a missão da empresa, demonstrando que a troca de gestão poderá ocasionar algumas mudanças operacionais e organizacionais, mas o legado deixado até ali não será apagado.

O preparo do sucessor

O Planejamento Sucessório compreende também a escolha da pessoa ideal que ocupará o cargo de gestão da empresa. É necessário avaliar quem tem o perfil e quem poderá desenvolver habilidades para tal função. Pode ser um(a) filho(a), sobrinho(a) ou um familiar próximo que possua características e qualidades que você considere a melhor escolha para ser seu sucessor.

Independentemente das qualidades e habilidades do sucessor, é importante que ele se prepare para o exercício do cargo. Além dos cursos de qualificação, o sucessor deve conhecer a empresa como a palma de sua mão. Ele deve entender todos os passos, desde o processo produtivo, até o alto escalão da diretoria.

Evite conflitos durante o processo

Durante o processo de sucessão é inevitável que divergências aconteçam, principalmente nas empresas comandadas por familiares. Opiniões diferentes, atritos pessoais devem ser contornados com cuidado para que não interfiram no planejamento e prejudiquem os negócios.

Uma dica importante para diminuição de conflitos é implantar um conselho familiar. Reuniões periódicas entre os membros para decidir objetivos, ações e queixas podem tornar o processo de sucessão mais tranquilo.

Mas identificar um possível sucessor pode ocorrer em situações de estresse e conflitos. Saber lidar com bom senso nesses momentos demonstra maturidade para enfrentar situações muitas vezes piores que ocorrem no ambiente empresarial.

A importância de delegar funções

Em situações em que a empresa é um negócio de família, envolvendo muitos membros, uma medida importante no inicio do planejamento sucessório é delegar funções.

É importante considerar o perfil de cada possível sucessor para confiar diferentes encargos. Com isso, será possível descobrir como eles desempenham suas funções determinadas e também transferir a eles, aos poucos, as responsabilidades antes da total mudança de comando.

Um olhar para o futuro

Acompanhar a evolução do tempo trará maior longevidade aos negócios. As empresas que não investirem em inovação se tornarão obsoletas e morrerão aos poucos. Inovar significa modernizar uma empresa por meio da reinvenção dos processos internos e identificação de oportunidades para ganhar mais gastando menos. Mas o que isso tem a ver com sucessão? Tudo!

Quanto mais cedo for desenvolvido o processo sucessório, uma nova geração de gestores preparados e com visão de vanguarda irá garantir que os negócios estejam prontos para o futuro.

Profissionais especializados podem ajudar

Já vimos aqui que programar a sucessão de uma empresa é um trabalho longo e complexo. A ajuda de profissionais garante que esse processo ocorra da melhor forma. A BLB Brasil Auditores e Consultores é uma empresa especializada em Planejamento Sucessório Familiar e pode orientar você nesse processo para que sua empresa se mantenha sólida e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *