Termos contábeis que todo contador e administrador devem saber

Termos contábeis que todo contador e administrador devem saber

7 minutos de leitura

Você é contador? Se a resposta for positiva esse post será útil para você. Mas, se respondeu que não, acredite, as informações contidas aqui podem te ajudar, e muito, a entender um pouco sobre o universo contábil.

Existem inúmeros termos contábeis que até os profissionais da área recorrem à pesquisas para entender ou relembrar. Já os profissionais da área administrativa que não trabalham diretamente com contabilidade se perdem ainda mais na linguagem contabilista.

Conhecer termos contábeis é muito importante para qualquer administrador, uma vez que toda empresa necessita desses profissionais para cumprir exigências fiscais e financeiras. Dominando alguns conceitos, o gestor terá muito mais segurança na relação com seu contador.

Contador, reunimos aqui um pequeno índice para sua pesquisa, caso algum termo, que não use normalmente, possa trazer dúvida. Já para você administrador, essa lista vai te ajudar a conversar com seu profissional de contabilidade com mais clareza e segurança. Para facilitar os termos estão em ordem alfabética. Vamos a eles:

AÇÃO
Representa a parte menor do capital de uma empresa ou grupo de sociedade anônima. Variação: Acionista, pessoa física ou jurídica que possui uma ou mais ações de uma sociedade anônima. Pode ser Majoritário, se possuir mais da metade das ações, ou Minoritário, se possuir qualquer quantidade de ações a menos que o Majoritário.

AMORTIZAÇÃO
Conta que recebe os lançamentos de redução dos bens intangíveis registrados nos Ativos Permanentes (que veremos logo a seguir), por prejuízo ou consumo do capital investido.

ATIVOS
É todo o patrimônio da empresa referente aos bens, direitos e valores a receber de uma entidade, deve ser contabilizado somente aqueles sobre os quais se tem uma expectativa de rentabilidade futura. Os ativos são classificados em circulante e não circulante, o primeiro significa que sua realização se dá no curto prazo (até 12 meses), o segundo no longo prazo (após 12 meses).

BALANÇO
Demonstração contábil sobre a situação econômica e financeira da empresa, é composto pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido. 

BENS
Tudo que possa ser avaliado, que possui valor financeiro. Variação: Bens de Consumo, são bens não duráveis que são consumidos pela empresa, como combustível e material de escritório; Imobilizados, são os duráveis como imóveis e veículos; Intangíveis são diferentes por não ter uma existência física, como marcas, fórmulas e direitos autorais, entre outras variações.

CAPITAL
Conjunto de recursos disponíveis de uma empresa, definido como a riqueza e recursos acumulados somados. Variáveis: Capital próprio é referente ao patrimônio líquido, seus recursos são gerados pelas atividades da empresa e investidos pelos proprietários; Capital de Terceiros são recursos adquiridos com pessoas ou entidades que não sócias, com objetivo de aplicação nas operações; Capital Social é o valor previsto em contrato da participação dos sócios nas operações da empresa. 

CONTA
Registro das movimentações contábeis. Podem ser Patrimoniais, referentes ao Ativo e Passivo; e de Resultados, referentes aos custos, despesas e receitas. 

CUSTO
Todos os gastos envolvidos na prestação de serviços, fabricação de produtos e venda de mercadorias.

DÉFICIT
Representa o saldo negativo de operações financeiras. 

DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa
Indica o fluxo de entradas e saídas de dinheiro da empresa em um período. 

DMPLDemonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
Esclarece a movimentação do patrimônio líquido em determinado período. 

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício
É a comparação entre as contas de resultados para avaliar os lucros e prejuízos em determinado período. 

DESEMBOLSO
Pagamento por um serviço ou bem obtido. 

DESPESAS
Gastos que contribuem indiretamente para a geração de receita, são todos aqueles que não estão relacionados diretamente ao processo de transformação ou produção de bens e serviços, estes são classificados como custos. 

DUPLICATA 
Título de crédito resultado do pagamento de mercadoria ou recebimento de serviço. Sua emissão é realizada pelo credor para o devedor. 

ESTOQUES
Bens para venda ou consumo de acordo com a atividade da empresa. 

EXAUSTÃO
Conta que recebe lançamentos de redução de ativos imobilizados como recursos naturais em decorrência de sua exploração. 

EXERCÍCIO SOCIAL
Espaço de um ano (12 meses) que acontece a publicação das demonstrações contábeis de uma empresa. Em relação ao Imposto de Renda, é chamado de período-base de apuração da base de cálculo do imposto devido ou período fiscal. 

FATO CONTÁBIL OU ADMINISTRATIVO
São fatos que geram modificações de resultados ou no patrimônio. São divididos em: Permutativos, que não provocam alterações no valor do Patrimônio Líquido, mas podem mudar a composição dos outros elementos do patrimônio; Modificados, provocam alteração no valor do Patrimônio Líquido, com acréscimo ou com reduções; Mistos que misturam Fatos Permutativos com Modificados. 

FATURAMENTO
Total de receita de bens ou serviços vendidos em um determinado período. 

FLUXO DE CAIXA
Instrumento que programa todas as entradas e saídas de recursos financeiros para períodos futuros, é um dos principais instrumentos financeiros para gerenciamento da empresa.

IMPOSTOS
Valor a ser pago ao governo por contribuintes a partir de uma situação geradora. 

INVESTIMENTOS
Emprego de valores que vão além da atividade da empresa com objetivo de gerar ganhos. 

JUROS
Remuneração cobrada por empréstimos, calculado como um percentual do valor emprestado.

LUCRO
É obtido quando a receita de uma empresa é maior que os custos e despesas. 

NOTAS EXPLICATIVAS
Informações que complementam as demonstrações contábeis referentes à situação patrimonial ou para menção de fatos que podem alterar a situação patrimonial no futuro. 

OBRIGAÇÕES
Qualquer espécie de compromisso ou dívida assumida a terceiros. 

PASSIVO
Obrigações da empresa com os sócios e terceiros. Dividido em Circulante que são obrigações de curto prazo; Não-Circulante, as obrigações de longo prazo. 

PERDA
Consumo anormal de matéria-prima ou despesa involuntária que pode se transformar em custo. 

PECLD – Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa
Mensuração de uma perda decorrente de devedores. 

RECEITAS
São provenientes das vendas de produtos, mercadorias ou serviços. 

REGIME DE CAIXA
Método de apuração de resultados que leva em conta os efetivos recebimentos e pagamentos em um determinado período. 

REGIME DE COMPETÊNCIA
Apuração de resultados considerando as despesas e receitas, independentemente do momento em que ocorreram ou vão ocorrer os pagamentos e recebimentos. 

RESERVAS DE CAPITAL
Conta do grupo patrimônio líquido, destinada a classificação de uma parte dos lucros para utilização futura a ser deliberada pela empresa. 

RESERVAS DE LUCROS
Conta do grupo patrimônio líquido, destinada a apropriação de Lucros gerados pela empresa, disponível para deliberação dos sócios quanto a sua destinação. 

SUPERÁVIT
Representa o saldo positivo de operações financeiras de Caixas e Bancos. Também usado em Contabilidade Pública quando as receitas superam as despesas. 

TIR – Taxa Interna de Retorno
É calculada por meio dos fluxos de caixa de um investimento para avaliação da viabilidade de um projeto. 

TMA – Taxa Mínima de Atratividade
É uma taxa de juros que determina o retorno mínimo que um investidor espera ao aplicar seu capital em um investimento.

A lista acima é apenas uma pequena amostra dos inúmeros termos e expressões contábeis e financeiras. Todo bom contador deve estar sempre atualizado e ter domínio dessas expressões. O empresário e gestor sabendo um pouso sobre esse universo terá mais segurança nas tratativas envolvendo a contabilidade.

Gostou de artigo? Conheça outros textos sobre a área contábil no nosso blog ou assine o boletim informativo para saber mais sobre outros temas e serviços que a BLB Brasil Auditores e Consultores pode oferecer a você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *