Treinamento de liderança: por que devo investir?

Treinamento de liderança: por que devo investir?

11 minutos de leitura

O treinamento de liderança é uma das fórmulas do sucesso de muitas das grandes empresas. E, quando se tem poucos recursos, como em momentos nos quais a economia está incerta e os lucros são minimizados, é importante fazer investimentos cada vez mais certeiros e que proporcionem bons resultados para o negócio.

Sob essa perspectiva, investir no treinamento de liderança se torna ainda mais importante. Entre os principais benefícios de tornar a prática uma constante na sua empresa estão: ter um time mais inspirado e motivado a seguir o plano de carreira corporativo, resolver conflitos internos com mais facilidade e disseminar boas práticas entre as equipes.

Ao participar de treinamentos, os líderes da empresa também terão mais facilidade para reconhecer seu estilo de liderança e aprender, entre outros pontos, como inovar e estimular a inovação entre seu time.

Ao treinar seus gestores, a empresa ainda garante que seus negócios tenham um norte e que todos os líderes estejam alinhados com o caminho que a companhia deseja seguir.

Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre o assunto!

Os benefícios de um bom treinamento de liderança

Figura importante para os bons resultados de qualquer negócio, o líder é o responsável por gerir equipes na empresa e direcionar adequadamente seus esforços.

Independentemente do segmento de atuação, a função da liderança é aumentar a produtividade de seu setor, otimizando o uso de recursos, estimulando a inovação interna e reduzindo os impactos negativos das ameaças externas, como as crises.

Considerando esses aspectos, já é possível perceber como uma liderança bem desenvolvida e treinada é de extrema importância na entrega de melhores resultados para a empresa.

Entenda alguns dos principais benefícios de um bom treinamento de liderança:

Inspirar pessoas

Um bom líder é um gestor de equipes que inspira seus colaboradores a serem melhores, tanto profissionalmente quanto como pessoas.

Mas o melhor de tudo é que esse mentor não trabalha as qualidades de seus liderados apenas em prol da empresa. Ele os incentiva a melhorar em benefício próprio e, por isso, é tão eficaz no direcionamento de seus liderados.

Quando participam de treinamentos constantes, os líderes têm acesso a conteúdos inspiradores que, no futuro, poderão ser compartilhados com a equipe.

Multiplicando sua experiência e os conhecimentos adquiridos, os gestores impactam a vida de cada membro do time, que ficam motivados não só no trabalho como na vida.

Ao estimular suas equipes a evoluir, o retorno à instituição é consideravelmente visível e benéfico, diminuindo as taxas de turnover, por exemplo.

Resolver conflitos internos

Talvez a principal diferença entre um chefe e um líder é que o líder coloca a mão na massa. Ele não manda, mas ensina. No dia a dia, é ótimo na solução de conflitos internos.

Em vez de demandar que seus colaboradores resolvam um problema, ele próprio contribui com a resolução da questão, ensinando e inspirando seus profissionais a serem como ele.

Por isso é tão fácil entender como equipes sob a responsabilidade de um bom líder costumam ser unidas e muito bem avaliadas dentro de uma empresa.

Durante os treinamentos, líderes têm acesso a cases e práticas para resolução de conflitos na equipe. Há, inclusive, módulos voltados exclusivamente para o tema.

Ao aprenderem e desenvolverem técnicas para resolver impasses dentro do time e com outras áreas da empresa, os gestores criam um ambiente mais colaborativo e integrado.

Isso se reflete não só nas relações interpessoais como também nos resultados, que costumam apresentar melhoras significativas por conta da redução de ruídos na comunicação e processos desalinhados.

Disseminar boas práticas

Ao apostar no treinamento de liderança, você realizará um investimento em cascata. Isso acontece devido à posição estratégica que o líder ocupa na gestão dos negócios. Por exemplo, ao capacitar o gestor de um escritório de contabilidade sobre as boas práticas contábeis que permitem a otimização do trabalho, ele disseminará tais conhecimentos para sua equipe.

Assim, o investimento na formação daquele líder terá um retorno amplificado, pois os benefícios gerados pelo treinamento não ficarão exclusivos à sua posição hierárquica.

Para que todos os funcionários possam aproveitar ainda mais os efeitos dos treinamentos realizados pelos líderes, uma dica é investir na criação de workshops internos. Nesses eventos, os gestores que participaram de treinamentos, eventos e afins podem compartilhar suas experiências com o restante do time.

Leia também -  5 cuidados que sua empresa deve ter com a terceirização

Além do positivo efeito motivacional — os colaboradores certamente se sentirão valorizados ao terem acesso aos mesmos conhecimentos que a liderança teve — ainda há o fator técnico. Todo o conteúdo adquirido pelos gestores poderá ser aplicado pelos funcionários no dia a dia.

Nortear os negócios

Quando o líder é bem capacitado, não encontra problemas em nortear os negócios da empresa para a ascensão por meio do direcionamento adequado de suas equipes, justamente devido à facilidade de inspirar as pessoas e disseminar o conhecimento.

Dessa forma, ele ajuda a empresa a se destacar em seu segmento com um conjunto de profissionais capacitados e com esforços simultâneos bem direcionados, em perfeita sinergia com os interesses do negócio.

Participar de treinamentos e ter acesso a informações do mercado e de outros negócios torna mais fácil para o líder saber qual é o melhor caminho a ser seguido considerando variáveis como cenário econômico e tendências corporativas.

Ele dispõe de mais conhecimento e capacidade técnica para traçar estratégias e direcionar sua equipe para onde a empresa deve seguir, de acordo com seu planejamento estratégico, visão, missão e valores.

Incentivar a inovação

Devido à capacidade de estimular as pessoas a serem melhores, o líder cria colaboradores ávidos por reconhecimento e crescimento profissional.

Isso é um dos fatores básicos para a inovação, pois é com o interesse e o esforço de cada um que são possíveis as trocas de conhecimento e a construção de novas práticas que trazem benefícios para a empresa e, consequentemente, destaque e aperfeiçoamento para os profissionais.

Para inovar, é preciso conhecer outras realidades e respirar novos ares. Isso é possível ao participar de treinamentos. Os executivos têm a chance de conhecer inovações de outras empresas, estratégias para incentivar os funcionários a pensar fora da caixa e, ainda, práticas que podem ajudá-lo a tornar a inovação parte da rotina da empresa.

Conhecer melhor o mercado

Outro grande benefício do treinamento de liderança é o conhecimento de mercado que os líderes adquirem ao participar de eventos do tipo.

Durante os módulos, gestores têm a possibilidade de conhecer a realidade de empresas de diferentes portes e setores. Ao trocar experiência com outros líderes, os executivos voltam para a sua própria empresa com uma bagagem muito maior, podendo aplicar no seu dia a dia técnicas e processos que deram bons resultados em outra companhia, por exemplo.

Aumentar o networking

Além de ampliar o conhecimento de mercado, o líder aumenta seu networking ao participar de treinamentos de liderança. Isso é bom para ele, que cresce pessoalmente e profissionalmente, e também para a empresa.

Ter gestores com um networking sólido coloca inúmeras oportunidades de negócio no caminho da empresa. Muitas parcerias interessantes podem surgir de contatos feitos em treinamentos.

Até economizar é possível: quem sabe os gestores não conhecem fornecedores com um preço mais amigável durante um módulo e aproveitam o contato para trocar seus parceiros?

Reduzir o turnover

Por fim, outro grande benefício que as empresas têm ao investir em treinamento de liderança para seus gestores é a redução do turnover nas equipes. Isso acontece por um motivo muito simples: um líder motivado pelas experiências que viveu no treinamento tem mais facilidade — e vontade — para motivar seu time e manter os funcionários satisfeitos.

Ao voltar de um treinamento, são grandes as chances de o gestor contagiar toda a equipe com sua empolgação e com as coisas novas que aprendeu, inspirando os colaboradores, que, satisfeitos, não verão motivos para procurar uma posição em outro lugar.

A importância do investimento

Muitos gestores podem pensar: ”Se o cara é tão bom assim, por que investir no treinamento dele?”. A resposta para isso é simples: porque você, gestor, sempre desejará que as tais características do líder sejam maximizadas, já que os retornos para sua empresa serão ainda maiores.

O mundo muda o tempo todo. É essencial que os líderes da sua empresa acompanhem esse movimento.

Leia também -  4 motivos para o contador nunca parar de estudar

Além disso, nem sempre um líder tem todas as competências necessárias bem desenvolvidas. E, por isso, precisa de investimento para aperfeiçoá-las. Inclusive, muitos dos líderes de sucesso só se descobriram líderes após serem submetidos a um treinamento de liderança.

Os critérios para avaliação do treinamento de liderança

A fórmula do sucesso, executada com maestria por todas as grandes empresas, é nunca deixar de investir na formação e no aperfeiçoamento de seus líderes. Os treinamentos focados na liderança são inúmeros, mas precisam ter alguns ingredientes básicos na receita.

Ao escolher um treinamento para seus líderes, esteja atento à composição do curso. Ele precisa desenvolver e aperfeiçoar todos ou, pelo menos, grande parte dos seguintes aspectos:

  • técnicas de gestão do tempo, de forma que possa otimizar a execução de suas tarefas e das de sua equipe;
  • pensamento crítico para estimular a tomada de decisão ponderando riscos e ganhos;
  • autodesenvolvimento e motivação, que são ingredientes fundamentais para o sucesso de qualquer profissional;
  • gestão de conflitos como ferramenta de conquistar aliados e não cultivar inimizades ou concorrência interna;
  • facilidade de adaptabilidade para sempre buscar gerar o melhor a partir das ferramentas e possibilidades que se tem ao alcance;
  • administração de metas, pois é preciso compreender bem o que é possível realizar e estipular desafios atingíveis aos profissionais;
  • tomada de decisão, para que se tenha autonomia de gerir sua equipe da melhor forma possível e de acordo com os objetivos da empresa.

Portanto, para que o investimento em treinamento de liderança seja assertivo, é preciso que seja perfeitamente adequado aos objetivos de um líder e, de preferência, comprovadamente eficiente.

A escolha do melhor treinamento de liderança

Como foi dito, para não jogar dinheiro fora com formação inadequada e nem desperdiçar o tempo de seus profissionais-chave, é interessante recorrer a instituições reconhecidas no mercado, lembrando que um bom curso de liderança sai mais barato que treinar a empresa inteira.

Por isso, pesquise bem e escolha empresas que ofereçam grande variedade de cursos e informações para manter os líderes de sua empresa sempre atualizados e preparados para realizarem seus trabalhos com excelência.

Veja a seguir algumas dicas para escolher o melhor treinamento de liderança.

Busque a opinião de quem já participou

O primeiro passo para garantir que os líderes da sua empresa façam o melhor treinamento para suas necessidades é procurar a opinião de outros gestores que participaram de aulas do tipo. A internet é um excelente caminho para procurar recomendações e ter acesso a experiências de profissionais com determinado programa.

Buscar indicações com sua rede de contatos também é um caminho eficiente. Se um líder que você conhece e respeita recomenda determinado treinamento, certamente é porque o programa, de alguma forma, o ajudou como profissional e gestor.

Pesquise a reputação da instituição

Além de checar a opinião de outros profissionais que fizeram o treinamento, é importante pesquisar a reputação da instituição que oferece programas voltados para a liderança.

Veja se é uma empresa reconhecida no mercado e, ainda, as modalidades de treinamento disponíveis. É muito importante que a instituição ofereça um mix diversificado para, assim, os gestores da sua empresa terem a possibilidade de desenvolverem competências diversas e se atualizarem em relação às principais tendências do mercado.

Investir em treinamento de liderança é a melhor forma de garantir que os gestores da sua empresa fiquem atualizados e contem com as habilidades e competências necessárias para a companhia apresentar os melhores resultados.

São inúmeros os benefícios que o investimento trará para o seu negócio: equipes mais inspiradas, redução no turnover e melhor resolução de conflitos internos.

A disseminação de boas práticas é outra grande vantagem. Ao treinar a liderança da empresa, consequentemente você treina também os colaboradores que estão abaixo dos gestores. É essencial que os profissionais que lideram os times multipliquem o que aprenderam nos treinamentos para melhorar serviços e processos da companhia.

Para conferir os treinamentos da BLB Brasil Escola de Negócios, disponíveis em diversas modalidades, clique aqui e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *