Treinamento de equipe: como executá-lo em sua empresa?

Treinamento de equipe: como executá-lo em sua empresa?

5 minutos de leitura

Atualização e reciclagem são duas preocupações que todo gestor de negócios precisa ter sempre em mente.

Com um mercado mais dinâmico e novidades pulsando de várias áreas diferentes, ficar preso a uma mesma forma de trabalho por muito tempo só vai ajudar a empresa a ficar para trás.

Por isso, se você não tem dado muita atenção a esse assunto, é bom começar a pensar melhor como fará para cuidar do treinamento de equipe dentro da sua empresa. Continue acompanhando o post de hoje e saiba como fazer!

Treinamento constante

Não tem como melhorar os resultados da empresa sem trabalhar o conhecimento técnico do seu pessoal – afinal, a empresa é feita de pessoas.

Sua infraestrutura física, com certeza, ajuda no atendimento aos clientes, mas o que faz mesmo a diferença nos resultados seus e deles é o seu pessoal. Por isso, você precisa manter sua equipe bem treinada e atualizada.

Empresas mais bem preparadas conseguem ter uma carteira maior de clientes e também podem oferecer serviços mais qualificados, o que acaba fazendo que ela ganhe mais dinheiro.

Todo cliente busca soluções no mercado para os seus problemas. Independentemente do tipo de problema, ninguém vai querer pagar por um serviço de qualidade duvidosa, afinal, o mercado é competitivo e não tem espaço para gente ruim de serviço.

Essa é a realidade e você escolhe de que lado quer ficar: dos que sobrevivem e ganham dinheiro ou do lado daqueles que são deixados pelo caminho por quem é mesmo bom no que faz.

Identificando as necessidades

O primeiro passo para elaborar um bom treinamento é conseguir enxergar quais são as necessidades do seu pessoal.

Dependendo do tamanho da empresa e, principalmente, do foco de trabalho, você precisará se planejar de uma forma ou de outra na hora de elaborar seus treinamentos.

Se tiver muitas pessoas fazendo exatamente a mesma coisa, fica mais fácil de conseguir listar que tipo de conhecimento deve ser buscado e reforçado. Sendo algo mais geral, você identifica tudo com mais facilidade.

Se, por outro lado, você tiver muitos funcionários que fazem coisas bastante diferentes, existem três caminhos que você pode seguir e é importante que saiba que todos eles podem ser adotados.

Você pode começar com um treinamento mais genérico que aborde os pontos em comum do que todos os seus funcionários fazem.

Depois disso, separe subgrupos que tenham responsabilidades mais próximas e também considere alguns treinamentos para grupos menores e que tenham necessidades bem específicas.

O importante é conseguir cobrir as lacunas que você identifica como carências e, para tal, faça uma lista de todas as coisas que precisam ser melhoradas.

A partir daí, você pode até criar um programa de educação profissional continuada, mantendo uma cultura permanente de aprendizagem.

Treinamento terceirizado ou interno

Sabendo o que precisa ser trabalhado no seu pessoal, você pode escolher por fazer isso utilizando conhecimento interno da empresa ou contratar alguém de fora.

Caso tenha alguma pessoa bem atualizada e com bons conhecimentos em algum assunto que esteja na sua lista de necessidades de treinamento, convide essa pessoa para compartilhar o conhecimento os outros.

Fazendo isso, você garante que a linguagem e os exemplos serão bem acessíveis e que os funcionários não terão muita timidez ao fazer perguntas sobre o assunto. Contudo, tome cuidado para que este tipo de treinamento não seja muito limitado.

Leia também -  Conheça as melhores práticas de treinamento de funcionários

Se decidir contratar uma empresa de fora para cuidar da sua equipe, confira se ela tem conhecimento tanto do assunto como uma boa metodologia para transmitir as informações. Afinal, você não vai querer gastar dinheiro com algo que não dará resultados.

Modelos de treinamentos

Além de definir quais os assuntos que devem ser trabalhados com a sua equipe, é muito importante que você pense sobre qual é a melhor forma de fazer isso.

Treinamentos presenciais

Treinamentos presenciais são aqueles que ocorrem ao vivo e, na maior parte das vezes, acontecem em alguma instituição que oferece o treinamento. O importante, nesse caso, é ter os alunos presentes no mesmo ambiente que o professor.

Uma outra modalidade que vem ganhando espaço em todas as áreas do ensino é o EaD (ensino a distância). Antigamente, essa forma de treinar e capacitar pessoas era mais limitada pelo alto custo de tecnologia.

Mas, atualmente, os treinamentos à distância são mais baratos, visto que não existe deslocamento e nem gastos muito altos com infraestrutura.

Outra vantagem do EaD é a disponibilidade de horários. Como não é necessário enfrentar trânsito e a programação fica um pouco mais livre, aquelas desculpas de não ter tempo na agenda não funcionam mais.

Ainda é importante falarmos dos cursos in company. Apesar de muita gente achar que este tipo de treinamento é somente voltado para casos em que as empresas contratadas vão aos clientes, na verdade, o foco é outro.

Treinamentos in company

Treinamentos in company são aqueles desenvolvidos com objetivos específicos das empresas contratantes.

Assim, se você está sentindo que o seu pessoal precisa de um reforço em um determinado assunto, mas não encontra um curso que seja exatamente o que está buscando, pode contratar um treinamento que seja montado especificamente para resolver o seu problema.

Como você pode ver, existem várias opções que podem, inclusive, ser combinadas. É possível, por exemplo, contratar um curso in company à distância.

Isso agregará a flexibilidade de um curso EaD com as particularidades atendidas pelo modelo in company.

Agora você já conhece mais sobre a importância do treinamento de equipe e as principais formas que você pode utilizar para fortalecer o seu negócio através da atualização e capacitação dos seus funcionários.

Agora, queremos saber de você: você se sente habilitado para liderar o seu pessoal no caminho certo? Que tal conferir o nosso curso de Desenvolvimento de Lideranças e melhorar ainda mais a sua gestão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *