Trilha de Carreira: veja como usar a ferramenta para alcançar seus sonhos!

Trilha de Carreira: veja como usar a ferramenta para alcançar seus sonhos!

6 minutos de leitura

desenvolvimento profissional é necessário para quem deseja alcançar o sucesso na carreira, o que engloba planos de ação para futuros projetos. Nesse contexto, é importante fazer uso de ferramentas para o autodesenvolvimento, e a Trilha de Carreira é uma delas.

Basicamente, a Trilha de Carreira é um modelo muito eficaz que auxilia o profissional ao mostrar qual caminho ele deve percorrer para alcançar seus objetivos. Por meio dele é possível saber onde o colaborador está e a que ponto deseja chegar.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber como desenvolver sua própria trilha, continue a leitura!

O que é e quais são as vantagens da Trilha de Carreira para o profissional?

A Trilha de Carreira funciona como um mapa, destacando as habilidades que a pessoa precisa desenvolver e orientando o profissional para conquistar o tão sonhado cargo.

Ainda que uma empresa não utilize a Trilha de Carreira em seu modelo de gestão e desenvolvimento de pessoas, o próprio funcionário pode sugeri-lo ou criar o seu com o auxílio de outro profissional, que poderá treiná-lo para atuar em determinada função.

Nessa interação, o colaborador é beneficiado, pois, no momento em que ele aceita a avaliação realizada de acordo com os apontamentos do avaliador, a confiança no trabalho aumenta e o dia a dia de trabalho se torna mais fluido.

A Trilha de Carreira ajuda a direcionar o colaborador no caminho correto e a evitar escolhas erradas em sua trajetória profissional.

Além disso, esse modelo de desenvolvimento permite a identificação de possíveis falhas no decorrer da carreira, o que faz com que o profissional não se perca no objetivo de galgar posições de confiança dentro da corporação.

Como desenvolver a Trilha de Carreira?

Para que a Trilha de Carreira seja bem desenvolvida e aplicada — especialmente quando se trata de uma análise individual —, é importante desenvolver alguns pontos que vão ajudar na identificação de possíveis mudanças a serem realizadas em cada perfil.

Essa jornada de avaliação é importante porque ela ajuda a acelerar a progressão da carreira. Isso faz com que o colaborador consiga desenvolver funções com mais autonomia e entregar resultados satisfatórios.

Suponhamos que você ocupe o cargo de assistente contábil, por exemplo, mas tenha o desejo de se tornar um gestor na sua área de atuação. Nesse caso, para traçar uma Trilha de Carreira eficaz, será preciso checar e aprimorar as seguintes questões:

Sua bagagem profissional

Avaliação de todo o conhecimento adquirido como assistente contábil, bem como o planejamento de seu avanço de acordo com as habilidades e os ensinamentos que seus gestores passaram a você na sua trajetória profissional.

O que precisará adquirir

Para se tornar um gestor, quais habilidades precisam ser desenvolvidas ou adquiridas? Aqui é importante ser muito claro e sincero consigo mesmo, afinal, os cargos de gestão demandam extrema responsabilidade e habilidades de liderança.

Como ter experiência

O que você vai precisar fazer para ter o mínimo de experiência em gestão? Esse ponto é muito importante, pois vai aproximar você da realidade do cargo que pretende ocupar. Uma boa dica é desenvolver o networking com profissionais da área que já são gerentes, para absorver novos conhecimentos e incluí-los no seu processo de aprendizagem.

O tempo de que precisará

Ocupar um cargo de gestão não é uma tarefa fácil e pode demandar o tempo que for necessário. O mais importante é não ter ansiedade, pois isso pode atrapalhar seu progresso e levar a decisões equivocadas e impulsivas.

Quais as medidas tomadas pelas empresas na Trilha de Carreira?

Nas empresas, a Trilha de Carreira também conta com alguns métodos que avaliam as seguintes questões:

  • alinhamento — aponta a continuação integral das profissões e a capacidade necessária para funções de confiança, para que o colaborador se torne livre e produtivo em uma tarefa;
  • análise do perfil do cargo — consegue acelerar a progressão dos indivíduos, para que atinjam o desempenho esperado em curto prazo;
  • desenho das trilhas de desenvolvimento — valoriza a experiência e a superação de desafios, que combinam as estratégias educacionais com a modalidade e seus conceitos e práticas;
  • aprovação da diretoria — treina, com eficiência, o desenvolvimento e o plano de sucessão na organização.

Após adotar esses métodos e trabalhar com o colaborador sua habilidade atual e as que serão descobertas com o uso da Trilha de Carreira, será possível perceber que os benefícios são inúmeros para o profissional e a empresa.

É importante frisar que, com isso, o funcionário terá mais motivação para aperfeiçoar suas competências técnicas e mais facilidade em aceitar uma mudança de postura, evoluindo em todas as suas funções.

Quanto ao gestor, ao incentivar o planejamento de carreira, demonstrará sua capacidade de liderar, oferecendo um feedback de acordo com o progresso do funcionário e sugestões de mudança — gerando, assim, equilíbrio e respeito entre o líder e o colaborador.

Qual a importância de fazer cursos para melhorar habilidades?

Dependendo do cargo que deseja alcançar, é imprescindível que você continue com os estudos. Nesse contexto, os cursos universitários servem como base de conhecimento, e é necessário que o profissional se aprofunde em competências específicas para alcançar os objetivos, seja na área contábil, tributária, financeira etc.

Além disso, o ideal é realizar também cursos paralelos, como o Ensino a Distância (EAD) em instituições que possuem credenciamento no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Essas entidades atuam como capacitadoras do programa de Educação Profissional Continuada (EPC), que ajuda o profissional na obtenção de novos conhecimentos e atualização técnica.

Os cursos a distância são indicados para quem considera o gerenciamento de tempo e preferem a liberdade de escolher onde e quando estudar. Se esse é o seu caso, procure uma instituição que tenha professores especializados na sua área de atuação e que ofereça materiais desenvolvidos por profissionais experientes no mercado.

Investir na Trilha de Carreira é um modo importante de ter uma visão de onde você está atualmente no campo profissional, do lugar aonde quer chegar, do trajeto pelo qual tem de passar e da habilidade que precisa adquirir para conquistar o seu objetivo. Sendo assim, procure desenvolver seu caminho da melhor forma possível.

Se você gostou do texto e quer receber outros conteúdos sobre o universo contábil, assine nossa newsletter!

Guia de sucesso para capacitação na área contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *