Boa comunicação pode ser fator decisivo em processos seletivos

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Comunicar-se bem é uma das principais exigências na maioria das entrevistas para uma vaga de emprego. Além de escrever corretamente, é imprescindível ter domínio do português escrito e falado, saber transmitir uma ideia, vender um produto, ter boa comunicação com a equipe e com os superiores.

Há quem diga que ler é o melhor remédio, pois enriquece o vocabulário e prepara o profissional para o mundo globalizado, em constante mudança. Vale ler notícias atuais, livros de qualquer natureza, artigos relacionados à profissão. Essas práticas irão contribuir para a absorção de conhecimento e, certamente, da língua portuguesa.

Além do português, o mercado atual muitas vezes exige que o profissional domine uma segunda língua. Os cursos gratuitos e de baixo custo oferecidos por algumas instituições são uma boa opção para os jovens que desejam investir no aprendizado do inglês, a fim de conquistar uma boa colocação profissional. No entanto, para posições de alto nível são necessárias, acima de tudo, uma boa comunicação verbal e escrita, o que nem sempre é valorizado pelos jovens candidatos.

Especialistas em Recursos Humanos afirmam que ter habilidade para se comunicar coloca o candidato em situação de vantagem perante os demais. Segundo eles, cerca de 40% dos profissionais são desclassificados nas primeiras etapas do processo por não dominarem bem o português e essa característica passa a ser crucial para a escolha do profissional correto.

Você pode até não ser um expert em um determinado assunto, mas se souber se comunicar corretamente por meio da escrita e da fala, se sairá muito melhor em suas conquistas.

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