Valuation: uma importante ferramenta de gestão

Valuation: uma importante ferramenta de gestão

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Quanto vale a sua empresa? Você já se fez essa pergunta? Se nunca pensou nisso, leia este artigo para entender a importância de saber o valor do seu negócio. Caso já tenha se questionado, então, você já deve conhecer o termo Valuation.

Mas por que devo saber o valor da minha empresa? Essa é outra pergunta importante a se fazer. Quando sabemos o valor real da empresa no mercado, temos condição de planejar o futuro com mais precisão. É uma forma de identificar as melhores oportunidades que agregam valor a um empreendimento. E para saber quanto vale um negócio, existe uma ferramenta fundamental que ajuda a fazer esse cálculo: o Valuation.

Mas o que é o Valuation?

O Valuation é um método de avaliação de uma empresa de forma sistematizada por meio de um modelo quantitativo. Esse método abrange a apreciação da posição que a empresa ocupa no mercado, além da previsão de retorno de investimentos nas suas ações.

Embora o cálculo seja baseado em números e resultados do empreendimento, ele envolve também uma certa subjetividade em relação à definição de argumentos e escolha de fontes de dados. Dessa forma, o resultado dependerá da lógica aplicada nas decisões do empreendedor e da percepção do próprio mercado em relação à empresa.

Como não existe uma única forma de calcular o valor de um negócio, os resultados podem ser variáveis. Por esse motivo, a avaliação exige, antes de tudo, conhecimento de mercado e do setor no qual a empresa está inserida.

Por que é tão importante saber o valor do seu negócio?

O Valuation pode ser aplicado depois de uma transação de compra e venda, para fins contábeis, para uma divisão entre sócios, para venda da empresa ou até mesmo por motivos judiciais.

Mas, independentemente de uma situação específica, o Valuation é uma ferramenta de gestão importante. Ou seja, a partir do momento que o empresário sabe o valor do seu empreendimento, ele também conhece os aspectos positivos e negativos do seu negócio, possibilitando que as tomadas de decisões sejam realizadas com mais precisão e segurança.

Em relação ao mercado, o método pode ser utilizado como um procedimento comparativo. Assim, também é possível, por meio dessa avaliação, entender a posição que a empresa ocupa em relação aos seus concorrentes.

Como o Valuation é realizado?

Ao longo da implantação do Valuation, é realizado um diagnóstico completo sobre a situação financeira da empresa e do setor em que ela atua. Isso permite conhecer o seu comportamento em relação aos concorrentes, suas falhas de atuação e também identificar os riscos dos diferentes cenários de investimento.

Existem três formatos de aplicação do Valuation nas empresas. O método mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado – FCD. Os outros dois são: Múltiplos de MercadoValor Patrimonial.

1. Fluxo de Caixa descontado – FCD

Essa metodologia é considerada a mais completa, pois por meio dela conseguimos verificar tanto os ativos tangíveis quanto os intangíveis de uma empresa.

São utilizados dados relativos aos investimentos realizados em seus ativos operacionais, seu custo de capital e os riscos envolvidos no empreendimento. O FCD busca conhecer os riscos à companhia e sua capacidade de gerar caixa no longo prazo.

Por meio do FCD é feita uma análise de projeção dos próximos anos, variando conforme o resultado histórico das receitas. Por conta disso, esse modelo de avaliação não é indicado para empresas recém-abertas, já que seu cálculo é realizado de acordo com seu comportamento ao longo dos anos.

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Além dos fatores internos que são analisados, a metodologia FCD qualifica também fatores externos como base para sua avaliação. Momento econômico, consumidores e concorrência são levados em consideração.

Etapas do FCD

A implantação do Valuation por meio do Fluxo de Caixa Descontado segue três etapas principais:

– Estimativa do Fluxo de Caixa: subtração do montante recebido menos o montante gasto da empresa no futuro, ou seja, o que é recebido e posteriormente gasto;
– Determinação de uma taxa de desconto: nessa etapa o valor é baseado no risco da empresa e dos investimentos, conforme outras oportunidades como bolsa de valores e poupança;
– Resultados: correção dos resultados para os valores atuais e realização da soma desses valores.

Como é feito o cálculo?

A taxa de desconto utilizada pelo FCD é a Weigthed Average Cost of Capital – WACC. Com ela é possível trazer o valor presente da capacidade da empresa em gerar riquezas no futuro. O cálculo funciona da seguinte maneira:
WACC = Ke x (E/(D+E)) + Kd x (D/(D+E))

Legenda:
WACC= Weight Average Cost of Capital
Ke = Custo de capital aos acionistas
Kd= Custo da dívida
E= Total do patrimônio líquido
D= Total de dívida

2. Múltiplos de Mercado

Ainda que o FCD seja a metodologia mais aplicada pelas empresas no processo de Valuation, o método Múltiplos de Mercado também pode ser utilizado. Nesse caso, a avaliação da empresa é construída levando em consideração o mercado em que ela está inserida.

Com o Múltiplos de Mercado é possível avaliar a expectativa de retorno desejada pelo mercado para um determinado grupo de ativos.

Empresas com características semelhantes, como porte e setor, são analisadas de forma comparativa com a companhia em questão. O método de cálculo dessa modalidade de avaliação utiliza o Múltiplo EBITDA (sigla em inglês para Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). O EBITDA é multiplicado pelo número de vezes que outras empresas do mesmo setor estão sendo negociadas.

Deve-se ressaltar que nesse método não é levado em consideração o formato de gestão e competitividade das empresas analisadas.

3. Valor Patrimonial

Esse formato é aplicado com mais frequência para calcular os ganhos de capital em vendas e pagamento de impostos. Ele considera como avaliação a estimativa de valor do patrimônio líquido de um negócio ou empreendimento.

Sendo assim, o Valor Patrimonial é o valor líquido total movimentado pela empresa até o momento da avaliação.

Seu cálculo é alcançado por meio da contabilidade, e consiste somar todos os ativos circulantes e não circulantes, subtraindo todas as obrigações de seu passivo circulante e não circulante da empresa.

Quem pode fazer o Valuation na sua empresa?

Como você pôde entender, o processo de Valuation requer múltiplas habilidades para sua implantação. Conhecer o melhor método a ser utilizado, levando em consideração o perfil, as necessidades e o momento atual da empresa é imprescindível para que o valor da sua empresa seja calculado de forma certeira ou o mais próximo da realidade.

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