Quais são as vantagens de fazer um curso online?

Quais são as vantagens de fazer um curso online?

6 minutos de leitura

Continuar os estudos é requisito fundamental para manter o nível de empregabilidade alto e ter acesso a melhores oportunidades profissionais no mercado. Mas para aqueles que não têm tempo devido a uma rotina puxada por conta do trabalho ou por outro motivo, buscar capacitação se torna algo complicado ou até inviável. Nesse caso, fazer um curso online pode ser a solução.

Hoje em dia, muita gente ainda tem dúvidas sobre a qualidade e a relevância do Ensino a Distância (EaD). Isso porque o método presencial ainda possui grande peso e tradição.

Todavia, a popularização dos dispositivos móveis, o desenvolvimento de aplicativos voltados ao ensino e a própria expansão da web consolidaram o eLearning (aprendizado eletrônico). A modalidade se tornou uma alternativa viável para aperfeiçoamento individual. E não só para quem tem pouco tempo para estudar. Mas também para quem se encontra longe das instituições de ensino tradicional.

Além dos pontos positivos mencionados, um curso online traz outros benefícios. Dentre eles poder ditar seu próprio ritmo de estudo e complementá-lo com matérias de outras áreas mais facilmente. Veja a seguir quais são as maiores vantagens desse modelo!

Praticidade em relação a tempo e local de acesso

Cursos online geralmente podem ser feitos em qualquer período, pois costumam ficar disponíveis 24 horas na web. Dessa forma, quem tem tempo livre só à noite ou nos fins de semana poderá estudar sem problemas.

O mesmo vale para épocas em que as instituições frequentemente fecham para recessos ou férias, como no meio ou fim do ano, pois muitos cursos online dão acesso integral e irrestrito às aulas.

A flexibilidade de poder acessar um curso online de qualquer lugar do planeta onde se tenha um ponto de acesso à internet também é outra importante vantagem. Assim, não importa se o aluno está numa região distante das instituições tradicionais. Basta acessar a web e continuar acompanhando seu curso ou especialização.

O mesmo vale para o meio de acesso. Isso porque é cada vez maior o número de cursos que podem ser vistos tanto em notebooks e computadores pessoais, quanto em tablets, smartphones e outros dispositivos inteligentes.

Maior economia

Um curso online frequentemente custa menos do que um curso presencial equivalente. Isso o torna bem atrativo para quem anda com as finanças apertadas ou quer economizar. Sem falar que não há gastos com transporte até o local das aulas. O pagamento geralmente é facilitado, podendo ser feito de inúmeras formas diferentes conforme as principais alternativas da web.

O ensino a distância em época de crise se torna ainda mais atrativo para quem quer continuar a estudar, embora esteja com pouco dinheiro. Além, é claro, de permitir ao profissional continuar melhorando sua formação justamente num cenário em que ele poderá fazer a diferença para manter o emprego, conseguir uma promoção ou até um novo posto de trabalho.

Facilidade de aprendizado

O acesso integral e irrestrito às aulas possibilita que o aluno revise conteúdos e reveja videoaulas para tirar dúvidas quando necessário. Isso lhe fará entender melhor determinado conceito, teoria, disciplina etc. Sem falar que não perderá aulas nem matérias quando elas forem disponibilizadas, pois basta ver a gravação depois.

E como mencionado, é o próprio aluno quem dita seu ritmo de estudo da forma que mais lhe agrada e atende suas necessidades. Ele também poderá escolher aquele professor com quem tem mais facilidade de aprender, pois alguns cursos possuem aulas semelhantes realizadas por professores diferentes.

O uso de aplicativos de ensino também ajuda, pois o número de ferramentas digitais de apoio tem crescido exponencialmente. Algumas incluem fóruns de troca de conhecimentos, enviam dicas para estudar de forma online e facilitam o entendimento de conceitos. E até permitem tirar dúvidas específicas que nem sempre são encontradas procurando nos motores de buscas.

Além delas, é possível escutar podcasts, ver infográficos e participar de fóruns. Sem falar de outros meios que facilitam a troca de conhecimentos em plataformas de apoio ao ensino.

Boa qualidade

Os cursos online têm melhorado em termos de qualidade. Isso porque as instituições de EAD podem contratar os melhores professores do mercado para ensinar os alunos graças à economia de custos gerada pelo modelo.

E essa economia é tanto no aspecto financeiro, com espaço físico e materiais para salas de aulas, quanto em termos de tempo, pois uma aula não precisa ser repetida a inúmeras turmas pelo professor. Uma só serve para muitos alunos, permitindo que ele a prepare e faça com o maior nível de qualidade e atenção possível.

Além disso, a qualidade do ensino avançou muito graças à modernização dos dispositivos tecnológicos, especialmente os mobiles. E também pelo surgimento de métodos voltados ao próprio ambiente virtual. Ou seja, alinhados às necessidades digitais e com base naquelas atividades e planos de ensino que se provaram mais efetivas no meio online.

Muitos aplicativos e sistemas aperfeiçoados também tornaram o aprendizado digital mais simplificado e otimizado. Eles facilitaram a absorção de conhecimentos pelos alunos e a interatividade com professores e colegas.

Variedade de cursos online

Outro ponto interessante é que no ambiente online existe maior variedade de cursos dentro de um mesmo segmento. Isso permite ao aluno escolher mais facilmente aquele que melhor serve. Seja para sua profissão, carreira ou para determinada atividade no momento. Assim, ele pode até mesmo acelerar a aquisição de conhecimentos úteis e necessários sem se dispersar com assuntos que já sabe.

Vale lembrar que todo profissional precisa se aperfeiçoar constantemente para atender às principais exigências da área em que atua, além de acompanhar suas tendências. Caso contrário, as chances de melhorar de vida e avançar na carreira diminuem consideravelmente. E isso vale até mesmo para aqueles que já estão há anos no mercado, com trajetórias profissionais respeitadas.

Isso porque o cenário mercadológico está mudando rapidamente graças à tecnologia. O resultado é que o processo de educação continuada se torna ainda mais necessário. Nesse caso, realizar um curso online (ou vários) é uma solução a ser considerada.

Agora que você já sabe das vantagens de um curso online, que tal dar uma olhada nas nossas opções EaD para alavancar seus conhecimentos e avançar na carreira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *