8 vantagens de aprender com o ensino a distância

8 vantagens de aprender com o ensino a distância

6 minutos de leitura

Adaptar-se ao complexo e competitivo mundo da contabilidade e das finanças e ainda acompanhar o acelerado ritmo das mudanças normativas que regem a área não são tarefas fáceis.

Conhecimento teórico sólido e desenvoltura prática afiada são, de fato, imprescindíveis para o profissional que deseja destacar-se da concorrência. Aqueles que buscam estar sempre aptos a desenvolver o melhor trabalho possível para seus clientes ou empregadores acabam enfrentando o seguinte dilema: como encaixar os estudos em meio a uma rotina corrida e cheia de obrigações? A resposta é simples: aprendendo e especializando-se por meio do ensino a distância.

A seguir, reunimos as 8 principais vantagens desse método e explicamos como ele ajuda a crescer profissionalmente. Acompanhe:

Praticidade

Você pode definir, como bem entender, onde e quando estudar. Como as aulas são on-line, basta possuir acesso à internet para poder desenvolver seus estudos. Não importa se está em casa com a família, num intervalo do trabalho ou da faculdade ou de férias na praia, você pode acessar e estudar em qualquer canto, no ritmo que desejar.

Se em um dado momento você estiver sem tempo para concluir um curso ou módulo em uma mesma sessão, é possível pausar e retornar quando for melhor, do mesmo ponto em que parou sua lição. Assim, não perderá aulas nem precisará refazê-las, também não terá que dispender tempo com deslocamento e ficará livre de stress com trânsito e restrições de horário.

Ensino a distância tem metodologia diferenciada

Pautado numa metodologia de assimilação que alia teoria a exemplos práticos somados a exercícios de fixação, o ensino a distância representa uma maneira muito mais dinâmica e completa de aprendizado. Possibilidades fornecidas:

  • Diversos formatos para os tópicos de cada matéria (textos, vídeos ou gravações);
  • Realização de simulados ou quizzes para avaliação do próprio conhecimento e fixação do mesmo;
  • Fazer uma revisão detalhada dos acertos e erros dos exercícios para identificar áreas de aprimoramento sobre uma determinada norma ou tema específico;
  • Realização dos exercícios de cada módulo para reforçar seus aprendizados.

Com uma formação baseada nesse método, você pode capacitar-se de maneira muito mais ampla e consistente que do que geralmente teria acesso no mercado tradicional.

Melhor internalização do que se aprende

De acordo com dados apontados em uma publicacão da Ken Blanchard Companies, o ensino a distância possibilita taxas de retenção de conhecimento até 60% mais efetivas.

Ainda, de acordo com o artigo publicado pela Sabi University, em Paris, estudantes aprendem melhor usando instrução baseada em computador do que com as formas convencionais de ensino.

Devido aos diferentes formatos multimídia apresentados, à apresentação de exemplos práticos do assunto ensinados e à realização de exercícios para revisão de conteúdo, o estudante consegue reter muito melhor o que foi mostrado. Tudo isso é especialmente potencializado pela possibilidade de se rever a matéria quando preciso e quantas vezes forem necessárias.

Você define seu ritmo de aprendizado

A velocidade na qual você conclui seu curso é definida pela sua vontade e disponibilidade. À medida que se sentir mais ou menos preparado, pode tanto acelerar o processo quanto voltar a pontos que, porventura, tenham deixado dúvidas. Sua formação on-line pode ser feita de maneira bem mais ágil do que seria concluída num modelo presencial.

É estatisticamente comprovado que é possível aprender em um tempo até 50% menor do que nos cursos tradicionais. Isso ocorre porque quando um determinado assunto é mais simples ou do seu domínio, você, naturalmente, passa por ele com mais rapidez ou pode optar por somente pincelar o tema.

Leia também -  Tudo sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas em empresas

Rápida atualização de conteúdo

Os cursos são desenvolvidos e atualizados o tempo todo com embasamento nas informações e normas em vigência. Contando, ainda, com comentários e instruções de um ou mais especialistas do setor sobre o tema em questão.

Esses especialistas chancelam a teoria aprendida com exemplos do mundo prático, a fim de se desenvolver cursos online que objetivam, além de ensinar conceitos, fornecer conhecimentos que possam ser aplicados imediatamente em seu dia a dia e em seus projetos no campo profissional ou pessoal.

Definitivamente, um ótimo custo-benefício! 

Para começar, não existem gastos com transporte ou combustível, por exemplo.

Ademais, e principalmente, os valores praticados no ensino a distância são muito justos e acessíveis, enquanto as vantagens podem ser muito maiores do que no formato tradicional. Afinal, conta com as diversas facilidades proporcionadas pela flexibilidade do método, como nos pontos que mencionamos neste texto.

Grande diferencial no currículo

Ao concluir as aulas, você adquire um certificado emitido pela plataforma de ensino, que representa uma incrível ferramenta de aprimoramento e alavancagem profissional no competitivo e difícil mercado de trabalho. Para alguns cursos é conferida, também, certificação internacional e pontuação para o programa de Educação Profissional Continuada (EPC). Entenda melhor no próximo tópico.

Pode somar pontos exigidos pelo programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do CFC

Com a Lei nº 11.638/2007, as normas brasileiras de contabilidade, emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), passaram a ser regidas pelos International Financial Reporting Standards (IFRS). Em outras palavras: convergidas para as diretrizes e regras internacionais de contabilidade, de modo com que as práticas do ofício sejam consonantes em todos os países que adotaram esse padrão.

Uma das consequências das novas regras da contabilidade é a exigência de que nas empresas haja participação de profissionais treinados e em constante atualização. Nesse sentido, o CFC passou a exigir, desde 2014, que auditores cumpram uma quantidade mínima de horas em cursos e aprimoramentos profissionais. Essas horas são traduzidas em pontos que devem ser comprovados anualmente, sob pena da perda do registro profissional.

A partir de 2016, todos os contadores e demais profissionais envolvidos com a contabilidade das empresas regulamentadas pela CVM, BACEN, SUSEP e aquelas tidas como de grande porte também passaram a estar obrigados. Para o ano de 2018 em diante, profissionais inscritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) também terão que cumprir com o programa.

É muito positivo que todos os profissionais busquem esse aprimoramento para serem melhores profissionais, com conhecimentos mais completos, sem que essa compulsoriedade os alcance.

Por meio da formação no ensino a distância, esses profissionais, em grande parte das vezes, podem somar a carga horária de estudos como cumprimento da pontuação exigida. Sem contar que tais cursos são um grande atrativo mercadológico. Profissionais com esse tipo de bagagem são reconhecidos e muito mais propícios a adquirirem grandes colocações no ramo.

O ensino a distância representa uma revolução nas formas de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Graças à moderna tecnologia educacional, ferramentas e técnicas estão ficando a cada dia melhores. As vantagens fornecidas por essa metodologia são diversas e fornecem aos alunos um sistema impressionante, mais eficaz e flexível, adaptado à realidade atual. Conheça agora nossos cursos de ensino a distância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *