Como a contabilidade pode ajudar sua empresa em um cenário de aumento da inadimplência?

2 minutos de leitura

Nada está tão ruim que não possa piorar. Essa expressão muitas vezes é cunhada em situações reais de dificuldade. Empresas com baixa ou nenhuma liquidez, quando vitimadas pela inadimplência, recorrem ao crédito bancário para honrar seus compromissos. É em momentos assim que se percebe como uma contabilidade bem feita e apresentada pode fazer a diferença na análise do crédito.

Estudo inédito da Serasa Experian revelou os índices de inadimplência no Brasil em 2014. Abrangente, ele mostra dados sob as óticas regional e etária, além de apresentar uma análise de acordo com a classificação do Mosaic Brasil, levando em conta outros dados, como educação, padrões comportamentais e estilo de vida. Sabe-se, por exemplo, que o grupo Jovens Adultos da Periferia representava 23% dos endividados no país durante a apuração, enquanto, se considerados apenas os percentuais de endividamento dentro dos grupos identificados no Mosaic Brasil, os Donos de Negócio se destacam com a maior taxa de inadimplência: 41% dos indivíduos possuem dívidas.

Fatores externos como a economia podem contribuir para que a taxa de inadimplência oscile. Entretanto, não é só de ocasiões alheias que uma dívida é feita. A pesquisa Perfil do Inadimplente, realizada pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), indica que o principal motivo dado por quem possui renda comprometida com dívidas é o desemprego, sendo seguido pelo descontrole financeiro e o empréstimo do nome a terceiros.

Uma saída para diminuir o possível número de inadimplência entre seus clientes é observar as movimentações econômicas no Brasil e no exterior. Ao perceber alterações que resultem desfavoravelmente para o segmento de sua empresa e seu público-alvo, medidas podem ser tomadas, como o reforço do controle de gastos, prazos e vencimentos.

No cenário de aumento da inadimplência, se tomar crédito é um dos caminhos, esse deve ser tomado na menor taxa possível e conforme a capacidade de pagamento. Contar com profissionais experientes para contornar a situação é a decisão mais acertada. Com poder de análise mais embasado, auditores e consultores podem ajudar a melhor apresentar o balanço da pessoa jurídica e indicar ações para evitar que você e sua empresa se tornem também inadimplentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *