CPRB: desoneração da folha de pagamento prorrogada até o fim de 2023

CPRB: desoneração da folha de pagamento prorrogada até o fim de 2023

2 minutos de leitura

Em 31 de dezembro de 2021 foi publicada a Lei nº 14.288/2021, que prorroga a desoneração da folha de pagamento até o fim de 2023. Comumente conhecida como “desoneração da folha”, a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) foi instituída pela Lei nº 12.546 de 2011, inicialmente era obrigatória e válida até 31 de dezembro de 2014. No entanto, vem sofrendo sucessivas prorrogações, além de ter sido suprimida a sua obrigatoriedade.

O que é a desoneração da folha de pagamento?

Em síntese, a desoneração da folha é o mecanismo praticado pelo governo com o intuito de aliviar o empregador em relação à contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamentos, assim estimulando a contratação de empregados de maneira formal.

Por meio da CPRB o empregador deixa de contribuir sobre 20% da folha de pagamentos e passa a contribuir sobre alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

A alíquota varia de acordo com a atividade exercida pelo contribuinte, sendo indústria ou serviços, conforme definido nos artigos 7º e 8º da Lei nº 12.546 de 2011.

A prorrogação da validade da CPRB foi tema aguardado com grande atenção pelos contribuintes, afinal de contas, caso não confirmada, passaria a onerar 17 setores da economia em ano de retomada de crescimentos após fortes impactos causados pelo Covid-19.

Setores considerados pela CPRB

Ao todo foram 17 setores citados que podem se beneficiar pela opção da CPRB:

  1. calçados;
  2. call center;
  3. comunicação;
  4. confecção/vestuário;
  5. construção civil;
  6. empresas de construção e obras de infraestrutura;
  7. couro;
  8. fabricação de veículos e carroçarias;
  9. máquinas e equipamentos;
  10. proteína animal;
  11. têxtil;
  12. TI (tecnologia da informação);
  13. TIC (tecnologia de comunicação);
  14. projeto de circuitos integrados;
  15. transporte metro ferroviário de passageiros;
  16. transporte rodoviário coletivo;
  17. transporte rodoviário de cargas.

Opção pela CPRB

Para as empresas que podem ser beneficiadas pela CPRB, a opção deve ser feita assim como já acontecia anteriormente, no início do ano, realizando a apuração e o pagamento da contribuição sobre a receita bruta ao invés de 20% sobre a folha, além de cumprir com o envio das obrigações acessórias pertinentes (DCTF e EFD Reinf).

O prazo vai até o dia 18 de fevereiro, que é a data limite para o pagamento da contribuição previdenciária sobre a receita bruta.

Para saber mais a fundo se sua empresa tem direito à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta e se isso surte em vantagem fiscal para você, contate um de nossos profissionais.

Leonardo Silva
Divisão de Tributos da BLB Brasil Auditores e Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *