Curso de Contabilidade online: vale a pena fazer?

Curso de Contabilidade online: vale a pena fazer?

11 minutos de leitura

O mercado contábil e o das profissões em geral estão em mudança constante e a nova Contabilidade traz desafios a quem atua na área.

O antigo profissional, que baseava seu trabalho apenas em planilhas e em receitas de bolo, está ficando para trás. Agora, quem deseja manter-se atualizado precisa buscar conhecimentos continuamente. Para cumprir com essa missão, muita gente está optando por fazer um curso de Contabilidade on-line.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas quanto ao ensino a distância. Quem ainda não experimentou essa modalidade costuma se perguntar se ela realmente vale a pena, se o aprendizado é de qualidade e como fazer para escolher a instituição mais adequada.

Para explicar a importância de estudar continuamente e estar a par das mudanças, além de esclarecer questões pertinentes a cursos a distância nessa área, preparamos este conteúdo especial. Fique com a gente e entenda melhor por que um curso de Contabilidade on-line é uma boa opção para você crescer na sua carreira!

Por que o profissional contábil deve manter-se atualizado?

Antes de comentar como um curso de Contabilidade on-line pode contribuir para a sua formação e atualização profissional, é importante demonstrar que o estudo contínuo é imprescindível para atuar com propriedade nessa área.

A Contabilidade é, obviamente, uma ciência exata. Porém, ela é diretamente influenciada por questões sociais. Com isso, conforme mudanças vão sendo produzidas na sociedade, esse ramo do conhecimento precisa se adequar às consequências fiscais e contábeis que são geradas.

Um exemplo simples, mas que ajuda a ilustrar essa situação, diz respeito à forma como os registros de atividades financeiras passaram a ser feitos a partir do ano de 2007, com o surgimento do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Antes, os livros contábeis escritos à mão serviam como registro oficial; mas, com o avanço tecnológico e a internet, a adoção desse sistema de forma digitalizada é bem mais prática, além de ter ajudado a aperfeiçoar o sistema tributário do país e a evitar a sonegação fiscal.

Portanto, aqueles contadores que eram acostumados a trabalhar somente com os registros à mão precisaram informar-se a respeito do SPED, já que esse elemento tornou-se essencial para o desempenho de suas funções. Quem ainda não se atualizou a respeito disso, já ficou para trás e pode perder ótimas oportunidades de trabalho.

Mudanças frequentes exigem formação permanente

Só que mudanças bem mais complexas podem ocorrer se forem levadas em consideração as oscilações econômicas de um país, por exemplo, que acarretam adoção de ações políticas de relevância.

Assim ocorre, com a criação de novas leis e medidas, a suspensão de determinadas práticas, além da atualização ou da complementação de metodologias já estabelecidas ou ultrapassadas.

As mudanças que impactam a atuação do contador vão estar sempre presentes, pois a cada ano surgem novas necessidades. Um exemplo de assunto que está em alta ultimamente diz respeito à aplicação do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Esse é um tema que, com certeza, você vai encontrar em cursos de atualização.

Conforme novas maneiras de comercialização são criadas (comércio eletrônico, facilidade para venda e aquisição de serviços e produtos fora das fronteiras municipais, estaduais e até nacionais), é necessário saber qual a forma de aplicar adequadamente a cobrança desse e de outros impostos.

O próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tendo consciência das frequentes alterações na área, exige dos profissionais que se mantenham atualizados e cumpram com o programa Educação Profissional Continuada (EPC). Com esses estudos, além de cursos complementares, quem trabalha com Contabilidade estará sempre preparado e informado para oferecer um serviço de qualidade a seus clientes.

Mais reconhecimento profissional

Além de adquirir conhecimentos indispensáveis para exercer seu trabalho, a atualização e o estudo contínuo de matérias pertinentes à área contábil são investimentos garantidos para alavancar seu crescimento profissional.

Prova disso se nota em um levantamento feito pela Catho, uma grande empresa brasileira de recrutamento e seleção. Nele é demonstrado que os profissionais de Contabilidade que assumem altos cargos hierárquicos, como analista contábil, contador ou controller, são aqueles que investem em educação por meio de cursos livres, cursos de idiomas, pós-graduação e MBA (Master in Business Education).

Leia também -  IFRS para Pequena e Média Empresa

As consequências – e por que não chamá-las de recompensas? – por manter-se atualizado para conseguir desempenhar com propriedade suas funções, são salários e benefícios mais atrativos ao profissional que alcança um desses cargos.

E cada vez mais as pessoas buscam adquirir esses conhecimentos o mais rápido possível: nesse mesmo levantamento é possível verificar que em cerca de 5 a 6 anos depois de formados na área, muitos profissionais já participaram de formações suficientes para conquistarem as posições mais requisitadas do mercado.

Portanto, atualizar-se o quanto antes e continuamente, por meio de cursos, é primordial para garantir o reconhecimento profissional que você deseja.

Quais as vantagens de um curso on-line na área contábil?

Já que está comprovado que a educação continuada é indispensável para o bom desempenho das funções, bem como para o crescimento profissional na área da Contabilidade, chegou a hora de falar sobre uma modalidade de ensino altamente produtiva na atualidade: o ensino a distância.

Se, por um lado, os avanços tecnológicos trouxeram novos desafios para o contador e para demais profissionais da área, por outro eles também facilitaram a vida em relação aos estudos, já que é muito fácil e acessível adquirir os conhecimentos necessários por meio da internet.

As vantagens de optar por essa forma de estudo são inúmeras, e abaixo você pode conferir as que mais se destacam.

Preços mais acessíveis sem perder qualidade de ensino

O valor da educação é inestimável, mas isso não quer dizer que você precise pagar caro por ela. Por não exigir um espaço físico, ou seja, estrutura para salas de aulas, luz, água, funcionários administrativos, de limpeza etc., a educação a distância costuma ter custos bem mais baixos do que a presencial.

E com a tecnologia das plataformas de ensino on-line que existem hoje, nas quais é possível disponibilizar textos, links, vídeos e diversos conteúdos interativos, o custo com apostilas e outros materiais também diminui. Isso tudo reflete no preço final que o aluno paga para estudar.

Ou seja, no fim das contas, um curso de Contabilidade on-line costuma ser mais barato do que um curso presencial que ofereça o mesmo conteúdo.

Comodidade para realizar o curso a distância

Uma das grandes dificuldades de fazer cursos é encontrar tempo para frequentar as aulas e estudar as matérias – isso sem falar na questão do transporte, que exige algumas horas de deslocamento por dia e bastante paciência para não elevar o seu nível de estresse. Aliás, esses são problemas da modernidade como um todo.

Com o ensino a distância e a chegada dos cursos on-line, hoje é possível estudar de qualquer lugar — basta ter uma conexão com a internet. Além disso, você pode fazer seus próprios horários, assistindo às aulas quando quiser, seja no intervalo do trabalho, na hora do almoço, após o expediente ou até aos finais de semana e feriados.

Até mesmo via celular é possível acessar muitas das plataformas de ensino usadas para os cursos.

Possibilidade de assistir às aulas quantas vezes quiser

Imagine você na sala de aula. Se o professor fala algo que você não entende, é possível pedir, na hora, para que ele repita ou explique de outra forma. Mas nem sempre você vai interromper a aula por conta de uma única palavra que perdeu.

Já no ensino a distância, você só precisa pausar ou voltar a videoaula, reler o texto recomendado ou deixar a dúvida no fórum de discussão da turma. E isso pode ser feito sempre que você precisar.

Desse jeito, não tem desculpa para não fixar o aprendizado, já que você pode passar mais tempo revendo os conteúdos difíceis e consegue formular suas dúvidas com mais calma.

Os melhores professores do país podem te dar aulas

Ao frequentar uma faculdade ou curso presencial, você costuma ter aulas com os professores da sua cidade. Na melhor das hipóteses, com os melhores profissionais disponíveis na sua região.

Por outro lado, a internet proporciona algo incrível nesse sentido: ao fazer um curso de Contabilidade on-line, por exemplo, não existe a barreira física ou geográfica. Com isso, você pode ter aulas com os melhores professores do Brasil, independentemente de onde more.

Leia também -  Como inovar no setor de contabilidade pode alavancar os resultados da empresa?

Interessante, não é? Isso faz uma diferença enorme no seu aprendizado e coloca você em contato com os profissionais mais gabaritados de diversos lugares do país.

Maior concentração durante o estudo on-line

Por mais que a sala de aula seja um ambiente tradicional, onde o costume é guardar silêncio enquanto o professor transmite seus conhecimentos aos alunos, isso nem sempre garante que você conseguirá manter o foco 100% do tempo. Ainda mais quando você chega ao curso cansado após um dia de trabalho.

Uma das vantagens do ensino a distância é que você pode estudar em casa ou em outro ambiente tranquilo e sem interferências externas (como uma biblioteca). Além disso, você pode escolher a hora em que estiver mais disposto para estudar, garantindo, assim, uma melhor concentração.

Lembre-se: quanto mais atento você estiver na hora do estudo, melhor será a qualidade do seu aprendizado.

Maior variedade de cursos no ambiente virtual

Quando você pesquisa os cursos presenciais disponíveis na sua cidade ou região, nem sempre consegue encontrar exatamente o assunto que gostaria de estudar. Por outro lado, na internet as possibilidades são enormes.

A quantidade de temas disponíveis nos cursos on-line é maior, assim como os níveis de ensino (de abordagens mais básicas até as mais avançadas). Isso permite, por exemplo, que você faça cursos em campos da Contabilidade que geram uma melhor remuneração, ampliando suas possibilidades de atuação, bem como os seus ganhos.

A qualidade do ensino é igual ou superior à modalidade presencial

Enquanto um curso de Contabilidade presencial compete com outros cursos da mesma cidade, um curso on-line compete com cursos de todo o Brasil. Isso força as escolas e instituições de ensino a melhorarem cada vez mais a qualidade dos conteúdos oferecidos, o quadro de professores e a experiência de aprendizado.

Hoje, a maioria dos cursos on-line não perde em nada quando comparados aos presenciais. E se você tiver qualquer dúvida em relação à qualidade, basta fazer uma pesquisa no Google ou nas redes sociais para descobrir o que outras pessoas estão falando sobre determinado curso ou instituição de ensino.

Essa, aliás, é outra vantagem trazida pela internet: nenhum serviço malfeito consegue escapar das críticas por muito tempo.

A velocidade de atualização é mais rápida em cursos on-line

Essa talvez seja a maior vantagem de todas. Já que a Contabilidade está mudando mais rápido do que nunca, você precisa dar conta de acompanhar essas mudanças sem perder muito tempo.

Enquanto muitos cursos tradicionais demoram para se atualizar – pois, muitas vezes, as alterações dependem de aprovações do MEC –, os cursos livres, de ampla oferta on-line, enfrentam menos burocracias e conseguem rever seus conteúdos continuamente, de acordo com as necessidades do mercado.

Isso também se deve ao perfil das pessoas que buscam um curso nessa modalidade: na grande maioria das vezes elas estão preocupadas com a aplicação prática dos conteúdos, e não apenas com um diploma. São pessoas que já atuam na área e, por isso, querem aprender como aplicar os novos conhecimentos no dia a dia do trabalho, de forma realmente útil.

E você, está pronto para fazer um curso de Contabilidade on-line?

O mundo de hoje oferece cada vez mais opções de aperfeiçoamento profissional, e, felizmente, o conhecimento não se restringe mais às salas de aula de cursos técnicos ou faculdades, como antigamente.

Com a ampla oferta de cursos on-line e as facilidades geradas por essa modalidade de ensino, quem busca aprender de formas alternativas acaba saindo na frente e consegue garantir seu espaço no concorrido mercado de trabalho.

Sem dúvida, um curso de Contabilidade online é bastante vantajoso para potencializar o seu sucesso profissional – ainda mais se você souber escolher uma instituição de ensino confiável e comprometida com o aprendizado dos alunos. Quer garantir uma ótima formação? Então assine a nossa newsletter e aproveite para conhecer nossos cursos e adquirir todos os conhecimentos necessários para ser o melhor profissional da sua área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *