É melhor fazer um curso presencial ou online?

É melhor fazer um curso presencial ou online?

6 minutos de leitura

Com o avanço da tecnologia, tornou-se comum o uso de recursos digitais para facilitar a vida das pessoas. É assim em diferentes áreas: na publicidade, com novas ferramentas; na contabilidade, com sistemas online, entre outras.

Entretanto, em muitos casos, fica a dúvida: será que vale a pena abrir mão do tradicional para investir na versão online? É o que acontece com a educação. Como atualmente é possível trabalhar com vídeos e interatividade de maneira qualificada, praticamente tudo o que antes era restrito à sala de aula já pode ser transportado para o digital.

Sendo assim, fica a cargo do estudante escolher qual é a modalidade mais viável, considerando suas possibilidades e interesses. É por esse motivo que preparamos este artigo. Conheça os pontos positivos e negativos de fazer cursos a distância e presenciais e decida o que é melhor para você. Acompanhe.

Curso presencial ou online?

Vantagens de cursos a distância

Se, por um lado o curso presencial oferece interação, por outro o curso online oferece comodidade, e isso é um diferencial e tanto para diferentes tipos de situação. Quando você mora em um lugar distante, por exemplo, não precisa sair de casa para ter acesso às aulas. Da mesma forma, não tem gastos extras, como ônibus e alimentação, comuns entre alunos que estudam longe de casa.

Outra consequência da comodidade diz respeito aos horários. Como nos cursos online o tempo de estudo costuma ser estabelecido pelos próprios estudantes, você pode adequar sua rotina ao seu trabalho ou até mesmo a outros cursos. É possível, inclusive, se dedicar a mais de um curso, algo praticamente inviável na modalidade presencial.

Mesmo se você tiver uma eventualidade, como a troca de turno no trabalho, por exemplo, não será preciso cancelar o curso, bastando acessá-lo em outro horário ou até mesmo no ambiente de trabalho, se sua atividade permitir.

Além disso, os cursos online costumam ser mais econômicos do que os presenciais e isso faz toda a diferença se a sua ideia for cortar gastos. Essa economia não tem a ver com a qualidade do curso, mas sim com investimentos que as modalidades a distância não demandam, como aluguel de imóveis, serviços de limpeza e de segurança, entre outros.

Desvantagens de cursos a distância

Não ter um equipamento adequado para assistir as aulas inviabiliza o aprendizado. Nesse caso, alunos que não têm acesso aos requisitos mínimos de sistema podem ter que procurar por soluções como lan houses e a ajuda de terceiros para acompanhar os cursos. Isso interfere no aprendizado.

Em muitos casos, estudar na casa de amigos ou parentes anula a vantagem do conforto que o curso online oferece.

Da mesma maneira, diferentemente dos cursos presenciais, nem todos os cursos online oferecem livros e apostilas para os estudantes. Isso que faz com que eles tenham que procurar por alternativas para se aprofundarem nos assuntos, incluindo a compra de livros, às vezes caros, que tornam os gastos mais elevados do que se a opção fosse pela modalidade presencial.

As dificuldades que surgem também não são prontamente esclarecidas, como acontece no curso presencial. No ensino à distância, geralmente você não tem o contato com o professor em tempo real, o que pode fazer com que suas dúvidas perdurem por mais tempo.

Por fim, talvez a grande desvantagem seja em relação ao acompanhamento dos estudos. Como você está sozinho, a possibilidade de entender errado um raciocínio e não resolver o problema é maior do que se estivesse com pessoas ao seu lado. Em uma sala de aula, as perguntas de outras pessoas podem facilitar o seu aprendizado.

Leia também -  Treinamento de liderança: por que devo investir?

Vantagens de cursos presenciais

A interação talvez seja o grande diferencial dos cursos presenciais. Quando você estuda em uma turma, tem as outras pessoas ao seu lado para acompanhar o desenvolvimento, trocar ideias, perceber detalhes das aulas sob outro ponto de vista e até mesmo fazer grupos de estudo.

Essa é uma vantagem principalmente para aqueles que têm o perfil mais sociável e que se sentem bem saindo de casa para conhecer pessoas e fazer o chamado networking.

O contato com alunos e professores é fundamental para a construção de uma rede de relacionamentos. Isso será útil até mesmo para depois do fim do curso, quando você já estiver procurando por oportunidades profissionais.

Além disso, no curso presencial você pode ganhar apostilas ou livros, dependendo da instituição. É uma vantagem, pois você já recebe o material desenvolvido em função das aulas que terá.

Dependendo da escola, você tem acesso a bibliotecas, ambientes que, além de oferecerem livros didáticos para facilitar o aprendizado, concedem espaço adequado para estudo, o que é ideal para casos em que a pessoa não tem um ambiente propício para se concentrar dentro de casa.

Desvantagens de cursos presenciais

Uma das grandes dificuldades que estudantes adultos encontram é em conciliar estudo e trabalho. Na maioria das vezes, por conta das obrigações familiares, é preciso optar pelo trabalho e abandonar os estudos. Esse é um dos motivos para o alto índice de evasão escolar entre pessoas maiores de idade.

Isso sem falar nos jovens que também trabalham para ajudar a compor a renda da família e, por esse motivo, não conseguem estudar. Segundo a ONU, esse é um dos motivos para que 25,3% das crianças e adolescentes abandonem a escola no Brasil.

Outra desvantagem é em relação à distância das instituições. Principalmente nas grandes cidades, o deslocamento tem sido um problema que vem persistindo com o passar dos anos, fazendo com que o cidadão tenha gastos elevados com transporte público, além de perda de tempo.

Em função disso, as pessoas precisam abrir mão de outros compromissos para estudar, algo que nem sempre é possível ser feito. Consultas ao médico, por exemplo, realização de exames e idas ao banco são ações que acabam tendo que competir com as aulas quando agendadas para durante a semana.

Até mesmo as vantagens de um curso presencial podem se transformar em problemas para as pessoas mais introspectivas. Muitas delas sentem dificuldades para se ajustar ao grupo e acabam se retraindo a ponto de tornar a experiência social um empecilho para o aprendizado. Desse modo, uma simples pergunta para o professor em uma sala de aula lotada pode se tornar um pesadelo.

Esperamos que com as informações acima você tenha condições de fazer a melhor escolha. Ficou interessado em fazer cursos a distância? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *