Número de empresas inadimplentes cresce 12% em setembro

Número de empresas inadimplentes cresce 12% em setembro

1 minutos de leitura

O número de empresas inadimplentes no Brasil voltou a crescer em setembro de 2016. Segundo indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em relação ao mesmo mês de 2015, o aumento foi de 12,20%.

Na comparação mensal, a alta na quantidade de empresas inadimplentes foi de 1,26% frente a agosto.

Empresas inadimplentes por região

O Nordeste foi a região que registrou o maior aumento de empresas negativadas, com 14,62% na comparação de setembro de 2016 com o mesmo mês de 2015. Na sequência aparecem as regiões Norte e Centro Oeste, com aumentos de 12,69% e 11,22%, respectivamente. O Sul registrou aumento de 9,78%. Já o Sudeste não aparece no indicador por causa da chamada “Lei do AR”, que dificulta o registro de novos inadimplentes nos bancos de dados do SPC e da CNDL.

O indicador mostrou ainda que o setor que concentra o maior número de empresas inadimplentes é o comércio, com 50,29%. Em seguida aparece serviços, com 34,53%.

Além do aumento no número de empresas negativadas, o indicador apresentou também crescimento na variação da quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas.  Em setembro de 2016 foram 14,55% a mais, frente ao mesmo mês de 2015.

Crise econômica

A CNDL, por meio do seu presidente, Honório Pinheiro, declarou que os fatores que impulsionam o indicador de inadimplência são a crise econômica e os juros elevados. Pinheiro afirmou que a atividade econômica enfraquecida prejudica o faturamento das empresas e compromete a capacidade de pagamento. A perspectiva é de que se o cenário de recuperação econômica se confirmar, haverá uma desaceleração intensa no ritmo do crescimento da inadimplência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *