Irregularidades terão de ser reportadas por contadores a partir de 2017

Irregularidades terão de ser reportadas por contadores a partir de 2017

1 minutos de leitura

A partir de julho de 2017, o Brasil deve adotar uma nova norma internacional que obriga contadores das empresas e auditores independentes a comunicar irregularidades como desvios de leis e regulamentos às autoridades competentes. A afirmação foi feita pelo presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio Coelho, ao jornal Valor Econômico.

Irregularidades

Práticas de corrupção, lavagem de dinheiro e determinação deliberada de não pagar impostos poderão ser reportados sem incorrer em quebra de sigilo profissional.

A norma, conhecida pelo nome de “Noclar” (não conformidade com leis e regulações, na sigla em inglês), está atualmente em fase de tradução. Segundo o presidente do Ibracon, há alguns detalhes que ainda precisam ser definidos para  sua efetivação. Um deles é saber qual será a autoridade competente a qual o profissional deverá se reportar, já que a regra é internacional e não detalha isso.

Também falta definir, por exemplo, se a denúncia será anônima ou não. E qual deverá ser o procedimento do contador ou auditor caso a  empresa não tome providências a respeito dos desvios.

No dia 18 de novembro, o Ibracon realizará uma sessão aberta ao público para discutir o tema. A discussão será feita por um especialista do Conselho de Normas Éticas Internacionais para os Profissionais da Contabilidade (IESBA, International Ethics Standards Board for Accountants).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *