Meritocracia como ferramenta motivacional

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A meritocracia pode ser definida como forma de atuação baseada no mérito, na qual as posições hierárquicas e outras recompensas são conquistadas pelos colaboradores que atingem os resultados esperados e apresentam no dia a dia de trabalho as competências de liderança, técnicas e estratégicas estabelecidas previamente pelas organizações.

A aplicação desse modelo de gestão significa uma evolução nas organizações e, para isso acontecer, é necessária uma reavaliação da cultura da empresa, priorizando o fato humano, com o objetivo de possuir profissionais competentes e satisfeitos.

A meritocracia proporciona justiça, pois reconhece o talento, a competência e o esforço pessoal, sem fazer qualquer tipo de distinção. Possibilita o reconhecimento expressivo por meio da remuneração e faz os colaboradores crescerem junto com a organização, isso proporciona, também, a retenção de talentos.

O principal fator para manter a harmonia do ambiente meritocrático, evitando o desconforto e a competição negativa, são as regras, elas devem estar claras e ser do conhecimento de todos, pois regras obscuras podem isolar talentos e torná-los resistentes.

Para manter a meritocracia, as empresas devem se apoiar em uma estratégia de negócios, em políticas e práticas de gestão de pessoas, uma cultura empreendedora e um modelo de gestão, aferição, acompanhamento e julgamento.

A empresa que emprega a meritocracia em sua rotina produz um patrimônio intelectual crescente, com funcionários comprometidos que crescem profissional e pessoalmente, e possuem uma ascensão ilimitada.

José Rita Moreira
Sócio-diretor de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

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