O poder da auditoria independente para a valorização do seu negócio

O poder da auditoria independente para a valorização do seu negócio

6 minutos de leitura

Como agregar valor ao seu negócio? Como atrair investidores? Um dos caminhos para isso é a auditoria. Obviamente, muitos outros fatores contribuem para a valorização da empresa de modo que se tornem atrativas a investimentos, mas a adoção de uma auditoria independente é condição sine qua non para a atração de capital, seja para a empresa ou para os sócios. E os benefícios não param por aí.

Neste artigo você vai ler como a implantação de uma auditoria independente pode ser benéfica para seu negócio. Como ela se torna um instrumento poderoso para percepção de valor da sua empresa e, por conseguinte, como ela contribui para a prospecção de clientes e atração de investidores e acesso ao crédito.

Auditoria Interna e Externa, qual a diferença?

A Auditoria Interna e a auditoria externa possuem funções distintas e uma não substitui a outra. Ambas são necessárias em determinados momentos e situações, além de auxiliar na gestão da empresa. Tornar a empresa transparente, organizada e confiável faz parte do trabalho dos auditores.

Diferente da Auditoria Independente, a Auditoria Interna é realizada por profissionais da própria empresa que, por meio de um exame de procedimentos administrativos, ajuda na administração. Esse auxílio é realizado no formato de um plano de ação com sugestões que visam à eficiência, melhoria e a detecção de falhas nos processos.

Escrevemos um artigo que explica como você pode entender e montar processos de auditoria.

Analisar, recomendar e comentar sobre as atividades examinadas são funções do auditor interno. As recomendações são baseadas nos estudos realizados. Ele deve ponderar sobre a eficácia e implantação dos controles contábeis e financeiros; desenvolver o cumprimento das normas vigentes; avaliar os riscos de transações financeiras e ações de negócio da organização, entre outras atribuições.

Todas as ações desenvolvidas pela Auditoria Interna melhoram a situação organizacional da empresa, assim como também valorizam seu negócio. Embora esse formato de auditoria seja importante nessa situação, é a auditoria independente e externa que torna mais assertiva e que poderá aumentar o valor de mercado do seu negócio.

Não obstante, também e muito comum a terceirização da auditoria interna para profissionais de auditorias independentes. Aliás, é uma pratica bastante recomendável, pois assim é possível uma maior independência dos profissionais.

Como a Auditoria Independente valoriza seu negócio?

A Auditoria Independente tem como uma de suas ações realizar um Raios-X da empresa. São verificados os processos contábeis, administrativos, financeiros e operacionais. Por meio da Auditoria Independente é possível saber se a empresa está cumprindo suas obrigações legais, se está utilizado seus recursos de forma coerente e se as transações financeiras são contabilizadas corretamente.

O trabalho é realizado por profissionais externos, que não possuem vínculo algum com a empresa contratante. Isso garante o máximo de isenção e imparcialidade nas análises.

Depois do exame e a verificação de todos os processos, os auditores podem propor estratégicas que melhorem todos esses procedimentos, de modo que a empresa se torne mais sólida e eficiente em suas ações.

As vantagens que a implantação de uma Auditoria Independente pode trazer para seu negócio refletem na valorização do seu empreendimento perante o mercado e investidores. Listamos alguns dos benefícios:

– Melhor transparência nas ações realizadas, o que garante mais confiança dos stakeholders;
– As informações obtidas com a auditoria são baseadas em dados e números concretos, valendo do cumprimento das melhores práticas contábeis e de governança;
– Riscos e situações contingenciais podem ser antecipados, o que possibilita a proposta de soluções mais eficazes e, dessa maneira, podem evitar ou amenizar perdas;
– Garante a credibilidade e confiabilidade das informações financeiras, permitindo conhecer a real situação econômica e financeira da empresa;
– Facilita o acesso ao crédito e com taxas de juros mais baixas;
– Contribui para a tomada de decisão pelos gestores e o desenvolvimento da governança corporativa;
– Identificação de uma variedade de oportunidades que melhoram os controles e processos, entre outros;
– Auxílio na introdução e auxílio de novos sócios e acionistas, como também em situações de venda, fusão ou aquisição.

Em suma, a implantação da Auditoria Independente em uma empresa atesta que ela está cumprindo as práticas contábeis adotadas no Brasil, tendo como plano de fundo a asseguração quanto à qualidade de seus controles, à continuidade do seu negócio e à adoção de boas práticas de governança corporativa. A credibilidade dos seus Demonstrativos Contábeis melhora significativamente. Como consequência, essa imagem faz com que o negócio se valorize e se torne mais atrativo aos investidores.

Auditoria para a valorização das PMEs

A administração de PMEs, devido ao seu porte, não é tão complexa como de uma empresa maior ou uma companhia de capital aberto, por exemplo, que deve seguir várias normas de governança. Assim como a gestão, sua contabilidade também é mais simplificada, embora sofra mudanças e alterações constantemente.

Contudo, a implantação de uma auditoria como forma de valorização do seu empreendimento não deve ser descartada. Como geralmente as pequenas empresas possuem um quadro de colaboradores reduzido, e estes, não é muito comum que sejam profundos conhecedores das ciências contábil e financeira, o auxílio de profissionais especializados pode ser um diferencial.

A auditoria proporciona para essas empresas vantagens semelhantes à implantação desse trabalho nas empresas maiores. Além de evitar irregularidades contábeis, é uma oportunidade para melhores os processos e controles.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as PMEs que investem em um bom trabalho de auditoria se destacam das demais. Elas adquirem acesso às instituições financeiras com mais facilidade, acessam taxas de juros mais baixas quando comparadas a empresas que não possuem balanço auditado e se tornam negócios mais sólidos, com mais chance de crescimento.

Por ser um serviço complexo, sua eficácia depende muito da qualidade dos profissionais que o realizam. Os profissionais da BLB Brasil Auditores e Consultores são altamente qualificados para esse trabalho. Se sua empresa, independente do tamanho, necessita de auditoria independente, conte com a BLB Brasil e valorize ainda mais seu negócio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *