Conheça as melhores práticas de treinamento de funcionários

Conheça as melhores práticas de treinamento de funcionários

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Os resultados de uma organização dependem basicamente da capacidade de todos os indivíduos que fazem parte dela. Juntos, eles conseguem alcançar objetivos e superar expectativas. Por outro lado, podem render abaixo do esperado e prejudicar o crescimento da empresa.

Quando os profissionais são capacitados, a companhia ganha mão de obra qualificada e apta a levá-la ao sucesso. Por isso o treinamento de funcionários é fundamental para o avanço de suas equipes.

Investindo em treinamento, você expande o leque de conhecimentos dos colaboradores para que eles sejam mais autoconfiantes, produtivos e eficientes em suas tarefas e decisões, além de permitir que se desenvolvam profissionalmente.

Como líder, essa é uma de suas responsabilidades. Oriente seus funcionários para que eles busquem por treinamentos e cursos de atualização, especialização e de extensão para que você tenha, dentro de sua empresa, talentos em ascensão.

Quer saber como capacitar sua equipe? Conheça a seguir as melhores práticas de treinamento de funcionários!

1. Invista em treinamentos

O primeiro passo a ser dado é a decisão de investir no treinamento da equipe, tendo a consciência de que a capacitação só será efetiva caso o treinamento tenha qualidade. Encare como uma forma de habilitar seus funcionários para que eles adquiram novos conhecimentos e desenvolvam competências necessárias ao seu negócio.

Uma empresa bem gerida e com funcionários qualificados consegue crescer e proporcionar resultados cada vez melhores.

2. Diferencie treinamento e execução de tarefa

Não basta que a empresa se proponha a treinar os funcionários — é necessário ficar atento à maneira como isso vai ser feito. Treinamento não significa execução de tarefa. Portanto, não adianta passar uma atividade repetitiva e achar que isso capacita um funcionário.

Todas as informações transmitidas no treinamento devem ser apresentadas, explicadas e justificadas. Sua equipe precisa saber o que há por trás da execução de uma tarefa. É necessário, ainda, conceder autonomia a cada um dos colaboradores para que eles possam chegar ao resultado desejado por caminhos diferentes.

3. Torne contínuo o processo de aprendizagem

Os resultados não vão aparecer com um único treinamento. O conhecimento é mutável, e está em constante atualização e transformação. Na prática, isso significa que o processo de aprendizagem por meio de treinamentos para funcionários deve ser contínuo.

Adotar o treinamento como um hábito na empresa e dar continuidade a ele é a melhor forma de atingir seu objetivo de ter uma equipe capacitada e preparada para assumir responsabilidades. Além de oferecer treinamentos na própria empresa, você deve estimular seus funcionários a se reciclarem com frequência, fazerem cursos de capacitação e frequentarem eventos e congressos profissionais.

4. Esteja disposto a ensinar, mas também a aprender

Todo gestor precisa estar preparado tanto para ensinar, quanto para aprender. Por esse motivo, você também necessita buscar atualização constantemente. Você é como um professor para os demais, pois é o detentor de mais conhecimento e experiência no mercado.

Imagine quanto conhecimento você mesmo pode transmitir para seus funcionários! Organize palestras, workshops ou bate-papos sobre assuntos relevantes para a empresa, para que todos discutam e possam se atualizar.

5. Estimule o trabalho em equipe

O conceito de equipe passou por uma transformação radical nos últimos anos. Antigamente, cada indivíduo era responsável por sua parte. Ao terminá-la, sua participação era encerrada. Atualmente, além das próprias funções, um funcionário também deve estar a par do que os colegas estão fazendo. Ele deve ser estimulado a trocar conhecimentos e complementar o trabalho do próximo, visando a um resultado final positivo para toda a equipe.

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Estimule o trabalho conjunto e faça com que todos possam se conhecer melhor. Uma visão mais ampla do negócio é positiva para todos e evita as amarras que cada função muitas vezes impõe.

6. Transforme seus funcionários em multiplicadores

Ok, talvez não seja possível parar completamente o escritório para que um treinamento seja aplicado, não é verdade? Aproveite um momento mais calmo, escolha um dos profissionais de sua equipe para ser treinado e o transforme em multiplicador. Ele vai se tornar o responsável por compartilhar novos conhecimentos e habilidades com os demais.

Assim, ao mesmo tempo que você soma à equipe um profissional atualizado, estimula-o a opinar, criticar e apontar pontos de melhoria para todos. Além de se desenvolver profissionalmente, esse colaborador passa a ser um ponto focal para os outros.

7. Faça com que seus funcionários foquem na resolução dos problemas

O foco na resolução de problemas é importante para qualquer empresa, e é mais um ponto no qual o treinamento de funcionários pode ser útil. Quem tem uma equipe que se dispersa rapidamente ou que não é focada em soluções deve incluir e enfatizar essa questão no treinamento. Se temos um problema, ele precisa ser resolvido, certo?

Quando os funcionários aprendem a focar na resolução dos problemas, eles se tornam mais produtivos, criativos e inovadores.

8. Treine, incentive e valorize

Conforme falamos no início deste texto, os resultados de uma organização dependem basicamente da capacidade de todos os indivíduos que fazem parte dela. Se você treina seus funcionários, eles ficam mais capacitados para tornarem sua empresa ainda mais competitiva e destacada no mercado.

Para que isso se transforme num estímulo constante, incentive a continuidade do treinamento e valorize cada conquista alcançada. Assim sua equipe se sentirá motivada e sempre disposta para encarar os problemas de frente, resolvê-los da melhor maneira possível e continuar de olho no futuro.

E não pense que o incentivo e a valorização se dão apenas por meio de dinheiro. Você consegue transformar a maneira como seus funcionários enxergam seu negócio por meio de incentivos como plano de carreira, folgas, elogios, promoções e até mais responsabilidades. Funcionários contentes produzem mais, em menor tempo e com mais qualidade.

Percebeu o quanto é importante investir em treinamento de funcionários? Compartilhe esse post em suas redes sociais como Facebook e LinkedIn, além de grupos de gestores que você participa. Faça com que esse conhecimento se expanda e possa melhorar o mercado no qual atua, desenvolvendo profissionais cada vez mais atualizados e capacitados para enfrentarem o dinamismo e desafios que envolvem sua profissão.

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